Alto número de notificações da Dengue é compatível com cenário nacional, diz Prefeitura

dengue

A Secretaria Municipal de Saúde se manifestou sobre o alto nível de notificações de casos suspeitos da dengue em Vitória da Conquista. Conforme mostrou o BLOG DA RESENHA GERAL, Entre os dias 31 de março e 7 de abril, 400 novos casos suspeitos de dengue foram notificados no município.

Segundo nota emitida pela Prefeitura Municipal, “em todo o Brasil, o número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti aumentou nos últimos meses”. O comunicado também aponta que “todas as notificações feitas nas unidades de saúde, tanto as localizadas na zona urbana quanto na zona rural, nos hospitais e laboratórios são encaminhadas para a Secretaria Municipal de Saúde. […] Muitas vezes existe demora no recebimento dessas notificações, o que gera a sensação de aumento rápido no número de casos em período curto de tempo, como aconteceu entre os dias 31 de março e 7 de abril”.

Em 31 de março, o número de casos notificados foi 1.800 e na semana seguinte, 2.200. Muitas dessas notificações ocorreram em período anterior ao dia 31, chegando à coordenação de Controle de Endemias dias depois.

No acumulado do ano, até o dia 7 de abril, foram notificados 2.200 casos suspeitos para dengue. Destes, 329 apresentaram resultados positivos, 111 negativos e 5 inconclusivos. Os demais aguardam resultado.

A Secretaria de Saúde garante também que continua realizando o tratamento e as orientações preventivas para eliminação das larvas e a borrifamento para eliminar os mosquitos em áreas que existam casos notificados de uma das três doenças por ele provocadas.

 

Fonte: Blog da Resenha Geral

Advertisement