Falta d’água castiga população de vários bairros em Vitória da Conquista

secaA falta de água nos bairros mais afastados de Vitória da Conquista continua tirando o sossego de milhares de moradores. Por meio das redes sociais, os leitores têm denunciado os transtornos causados pelo desabastecimento à nossa redação.

Nos bairros Cidade Modelo e Miro Cairo, o abastecimento está comprometido há mais de dez dias. Os moradores informaram que até o carro pipa que estava realizando o fornecimento parou de levar água. Eles disseram que a situação já foi informada ao escritório local da Embasa.

Já os moradores do bairro Renato Magalhães informaram que estão sem água há 15 dias e que também não estão sendo assistidos regularmente pelos carros pipas.

Além dos bairros periféricos, alguns bairros centrais como o Recreio também estão sofrendo com a falta de água. Um morador, que não quis ser identificado, informou que na Rua Manoel Januário de Andrade os reservatórios estão secos há duas semanas. Segundo o morador, a pouca água que chega não tem força suficiente para chegar até os tanques.

Em nota, a Embasa informou que o fornecimento de água em alguns bairros de Vitória da Conquista vem sendo afetado pelas variações de pressão provocadas pela redução da produção de água tratada, em decorrência do baixo nível das barragens Água Fria I e II e do rio Catolé.

Segundo a Embasa, os moradores que estão reclamando de falta d´água provavelmente são os que moram em imóveis com mais de um pavimento e que não têm reservatório, no nível térreo, com bomba para elevar a água até o reservatório superior de forma a abastecer os demais andares.

Sobre os bairros Renato Magalhães e Recreio, a Embasa informou que essas localidades, em condições normais de disponibilidade hídrica dos mananciais que abastecem Vitória da Conquista, apresentam pressões mais altas do que o necessário para abastecer os imóveis.

Devido a falta de chuvas na região, a Embasa teve que reduzir em 15% a oferta de água no município. Isso, conseqüentemente, tem gerado um impacto nos imóveis que não estão com suas redes internas adequadas.

Os moradores podem solicitar o abastecimento alternativo ligando para o teleatendimento gratuito 0800 0555 195 e informando o número da matrícula.

 

Fonte: Blog da Gente

Advertisement