EMBASA: se não economizar Vitória da Conquista poderá ficar sem água até o final do ano; ouça a entrevista


embasaA deficiência do abastecimento tem gerado muitas reclamações de moradores de Vitória da Conquista e Belo Campo. Nestas duas cidades a falta d´água chega há mais de uma semana, de acordo com relatos passados ao BLOG DO ANDERSON. Em nota enviada à imprensa, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) atribui o problema “a falta de chuvas e a consequente crise hídrica em toda a região”.

 

Segundo a EMBASA esses dois fatores “estão contribuindo para a redução do volume de água armazenado nas barragens de Água Fria I e II e diminuindo a vazão do rio Catolé. Juntos, esses mananciais estão ofertando apenas 13 mil litros de água por dia. No entanto, para atender a demanda da cidade, seriam necessários 48 mil litros.

Atualmente, os reservatórios possuem 2,6 bilhões de litros de água acumulados, o que significa 39% de sua capacidade total de acumulação. Enquanto isso, a adutora do Catolé, que já chegou a ser responsável por 45% da água distribuída na cidade, hoje representa apenas 20% da oferta. Segundo cálculos dos técnicos da empresa, somente neste mês de maio a barragem já apresenta um déficit diário de 20.500 metros cúbicos de água (20,5 milhões de litros), enquanto no período mais drástico de 2012/2013 apresentava déficit de 7.000 metros cúbicos de água (sete milhões de litros) por dia”. Em entrevista ao UESB Notícias, ao meio dia desta sexta-feira (13), o gerente da EMBASA, Álvaro Aguiar, alertou a população conquistense e belocampense: se não economizar Vitória da Conquista poderá ficar sem água neste ano. Ouça a entrevista na íntegra.

 

 

Fonte: Blog do Anderson

 

Advertisement