Eleições 2016: Pesquisa em reta final deve mexer com ânimos políticos em Conquista

urna-eletronica-23O instituto de pesquisa Painel Brasil, de Lauro de Freitas, deve divulgar na próxima quarta-feira (28) a derradeira pesquisa sobre intenção de votos do eleitorado conquistense. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral|TSE no último dia 22, a pesquisa foi encomendada pelo candidato a prefeito Herzem Gusmão, do PMDB, e vai ouvir mil eleitores.

O instituto adotará a metodologia de pesquisa quantitativa com a técnica de entrevistas pessoais e domiciliares, com um salto sistemático. “Considerando como infinito o universo de 230.598 eleitores de Vitória da Conquista, um nível de confiança de 95%, erro amostral máximo admitido de 3,1% geral e variância máxima, a dimensão amostral é de 1.000 entrevistas pessoais domiciliares, realizadas entre 23 e 26 de setembro de 2016”.

Diferentemente da polêmica pesquisa anterior, feita pela P&A, a Painel Brasil não identifica a área em que está sendo realizada a pesquisa, calçada inclusive em resolução do TSE, que assegura até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa para complementação com os dados relativos aos bairros abrangidos. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada.

A pesquisa mais recente, realizada pela P&A Pesquisa e Análise e divulgada em meados de setembro, apurou o seguinte resultado: Herzem Gusmão (41.6%), Zé Raimundo (25.3%), Fabrício (5.3%), Arlindo Rebouças (3.2%), Joás Meira (1.1%), Roberto Dias (0.3%), Enoque Matos (0.3), nenhum/ninguém (7.7%), não sabem (15.2). Na entrevista espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o resultado é o seguinte: Herzem Gusmão (29.8%), Zé Raimundo (18.9%), Arlindo Rebouças (2.1%), Fabrício (1.9%), Joás Meira (0.5%), Roberto Dias (0.3%), outro (0.8%), nenhum/ninguém (8.6%), não sabem (37.1).

 

Fonte: Blog da Resenha Geral

Advertisement