Dicas para fazer uma ceia de Natal sem gastar muito dinheiro

314537-dicas-para-fazer-uma-ceia-de-natal-sem-gastar-muito-dinheiro-5As dicas para fazer uma ceia de natal sem gastar muito dinheiro são ideais para as pessoas que querem economizar nas compras e não contrair dívidas para o ano que está prestes a começar. O segredo para poupar está na escolha dos itens, na pesquisa e na antecipação.Faltando menos de um mês para o Natal, muitos já estão pensando em como fazer uma ceia divertida e com fartura, sem gastar muito. Mesmo com o 13º salário, existem pessoas que ainda ficam “apertadas”, com as dívidas de final de ano como IPTU, IPVA, a decoração para o Natal, a viagem para ver a família e ainda com a compra dos presentes. Quem sofre com isso é a ceia, feita por último.

Dicas para fazer uma ceia de Natal sem gastar muito dinheiro

Confira a seguir algumas dicas para fazer uma ceia de natal sem gastar muito dinheiro:

Comece adiantando suas compras. Em vez de deixar o peru para a última hora, procure comprá-lo o quanto antes. Outra dica é pesquisar e aproveitar as ofertas oferecidas por supermercados, por isso, fique atento às promoções. Para preservar o prato principal, procure congelá-lo, assim não há o risco de gastar com dois perus.

314537-dicas-para-fazer-uma-ceia-de-natal-sem-gastar-muito-dinheiro-6

Faça substituições inteligentes

Na hora de comprar as frutas, troque as tradicionais por outras que sejam da época como abacaxi, melancia, laranja, banana e limão. Procure comprá-las perto da véspera, para não correr riscos de perder as frutas.

Se o dinheiro anda curto, porque não trocar o peru pelo frango? O gosto é quase o mesmo , o que muda realmente é o tamanho. Para deixá-lo com uma cara melhor, capriche na receita. Prefira molhos que podem ser feitos sem gastar muito, como molhos de laranja ou mesmo farofas. Fuja de receitas que levem vinhos e outras coisas caras. Troque também o champanhe pela cidra.

Faça o cálculo da comida

Para evitar desperdício, procure fazer o cálculo aproximado da quantidade de comida que cada convidado irá consumir na ceia.

314537-dicas-para-fazer-uma-ceia-de-natal-sem-gastar-muito-dinheiro-7

Escolha um prato principal

Para economizar, mais ainda, opte por apenas um prato principal, que seja especificamente carne. Para deixar a mesa com cara de fartura e super colorida, o que engana o estômago, procure investir em alimentos naturais, como verduras e legumes.

Aposte em uma sobremesa barata

Na hora de sobremesa do Natal, economize fazendo você mesma! Procure comprar os ingredientes e seguir uma receita fácil e barata. Uma ótima dica de sobremesa para ceias, que têm muitas pessoas, é apostar no sorvete de palito. Além de ser super saboroso, é barato e todos poderão repetir. Porém, se a ceia não for com muitas pessoas, a dica é comprar um panetone e recheá-lo. Essa é uma sobremesa típica do Natal e, o melhor de tudo, barata e fácil de ser feita. Outra sobremesa econômica e fácil de fazer é a rabanada. Além de agradar a todos os paladares, você poderá usar aquele pão amanhecido do café da manhã.

Decore com legumes e frutas

Procure fazer um arroz com legumes para deixar a mesa mais bonita, ao invés de acrescentar passas, que são caras nessa época. Outra dica é acrescentar uma farofa de banana, ao arroz. O gostinho fica delicioso e ainda deixa a comida muito mais bonita e leve.

314537-dicas-para-fazer-uma-ceia-de-natal-sem-gastar-muito-dinheiro-3
Invista nas saladas e aperitivos

Ofereça primeiramente os pratos de salada, ou mesmo petiscos, que podem ser feitos com maionese e pão. Assim poderá servir o prato principal e todos já estarão com menos apetite.

Sirva as bebidas na hora certa

Para economizar nas bebidas, deixe-as para servir depois da ceia. Antes, ofereça sucos ou refrigerantes. As bebidas devem ser oferecidas com a sobremesa. Ou mesmo em um único brinde, antes da ceia. É bom lembrar que bebidas alcoólicas não devem ser oferecidas para menores de 18 anos, por isso prefira dar as crianças e jovens refrigerantes e sucos.

Use as dicas para fazer uma ceia de natal sem gastar muito dinheiro ao seu favor e organize uma festa mais econômica.

 

Fonte: Mundo das Tribos

 

Advertisement