AGRO – Produtores já negociaram 75% da safra recorde de café

Pelo menos 75% da produção recorde de café do Brasil já foi comercializada pelos produtores. Esse percentual supera a média de 63% dos últimos cinco anos no mesmo período de comparação.Gil Barabach, analista da Safras & Mercado, atribui essa venda acelerada a bons momentos de preços vividos pelo setor neste ano.
O patamar de negociação na Bolsa de commodities de Nova York, o dólar favorável em vários momentos do ano e os bons preços internos incentivaram as vendas. Essa situação de mercado não foi linear, no entanto, com dias mais agitados do que outros, diz Barabach.

Para ele, “o produtor soube aproveitar os bons momentos para a comercialização antes e durante a safra”.

Outro fator que favoreceu o avanço da comercialização foi a presença agressiva das indústrias internas na compra de café, devido à intensa quebra na produção do produto do tipo conilon.
*
Carne no ponto A União Europeia vem ocupando boa parte do mercado internacional de carne suína. De janeiro a outubro, os países do bloco elevaram em 26% as exportações do produto.

Apetite chinês Com a saída da Rússia da lista dos países importadores da União Europeia, a China ocupa a primeira posição. Até outubro, os chineses elevaram em 76% as compras na União Europeia, somando 1,58 milhão de toneladas. Hong Kong importou outras 303 mil.

Líderes Os chineses são os maiores produtores mundiais de carne suína, somando 51,3 milhões de toneladas. A seguir vêm a União Europeia (23 milhões), os Estados Unidos (10,6 milhões) e o Brasil (3,3 milhões)

Fonte: Folha de S.Paulo / Celino Souza

Advertisement