Crianças e idosos sofrem mais no calor e precisam de mais cuidados e proteção

aqucimentoglobal-770x439_cDe Norte a Sul do Brasil, de Leste a Oeste, com certeza você está sentindo na pele, no corpo, os efeitos desse calorão.Está difícil ficar em casa, ficar na rua, no trabalho. Está difícil demais dormir! Em várias capitais, as temperaturas estão beirando os 40 graus, mas a sensação térmica é bem maior do que isso. Chegou perto dos 50 graus na capital carioca. Calor excessivo pode causar indisposição, dor de cabeça e náuseas

Praias lotadas, que alegria! Mas tudo isso tem consequências para sua saúde, como mostra o Bem Estar desta quarta-feira (28). Doutora Ana Escobar, pediatra, consultora do programa, explica por que as crianças e os idosos têm que tomar mais cuidado, se hidratar e se proteger. E será que banho gelado ajuda mesmo? Ventilador ou ar condicionado, o que é melhor? As médicas dermatologistas Denise Steiner e Valéria Campos ensinam a cuidar da pele e a fazer um detox no cabelo para entrar 2017 com os fios bonitos e saudáveis.

Ar condicionado ou ventilador: o que é melhor? Segundo a Dra. Ana, ar condicionado é melhor, mas o ventilador ajuda quem não tem um. Precisa tomar cuidado com o ar seco e se hidratar ainda mais. O uso de toalha molhada no corpo ajuda a resfriar a pele.

O calor envelhece a pele e os cabelos

Não existe quantidade mínima de líquido para beber por dia, mas tem que ser mais que o habitual. Especialmente pessoas que ficam na rua, como ambulantes, frentistas, motoristas, etc. Usar sombrinha na rua ajuda, qualquer coisa que proteja a pele do sol ajuda, mas é importante não esquecer o protetor solar.

Idosos e bebês desidratam mais fácil e os cuidados também devem ser redobrados com os animais de estimação. Deixe sempre água disponível. Sinais de desidratação: dor de cabeça, náusea, vômito, boca seca, ausência de xixi e pele seca e rígida.

O banho gelado fecha os poros, então a pessoa até resfria, mas quando sai do banheiro, começa a suar porque os poros estão fechados e não há troca de calor. O ideal é um banho morno. As frutas mais indicadas são: melancia, abacaxi, pera, melão, uva e maçã. Prefira roupas claras e evite fazer atividades físicas ao ar livre e em horários muito quentes.

Fonte: G1

Advertisement