Meio Ambiente vai dar ênfase a arborização urbana

PODA_OLIVIA-600x399A meta da atual gestão de Meio Ambiente  é fazer de Vitória da Conquista uma cidade mais arborizada. O primeiro passo, no entanto, é cuidar da vegetação já existente com frentes de trabalho para embelezamento, limpeza e  organização da cidade, esforços realizados de forma integrada entre as secretarias municipais. A Coordenação de Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos, por exemplo, têm feito mutirões para a manutenção das praças e jardins da cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 20, a equipe de Meio Ambiente trabalhou na avenida Olívia Flores com serviços de poda de gramado, árvores e arbustos e monitoramento das espécies. Por conta desse monitoramento, esta semana, duas árvores mortas foram erradicadas na Olívia Flores, uma delas, um jacarandá antigo, que ficava logo no trecho inicial da avenida .

“Ao perceber que uma árvore pode oferecer risco à população, é realizado um laudo técnico pela secretaria para se estudar em que pode se preservar aquela árvore. As que estão mortas são erradicadas e substituídas. Geralmente, para cada erradicação, nós plantamos de três a quatro árvores”, explica a coordenadora.

Na Praça Tancredo Neves, a equipe também trabalhou no rebaixamento da vegetação  conhecida como pingo de ouro. Para que os ramos possam logo brotar dos galhos secos e retomem sua graça, foi realizada a adubação nitrogenada. “As pessoas que passarem pela praça agora poderão contemplar sua beleza”, disse Luzia Vieira. Segundo ela, novas mudas de “pingo de ouro” estão sendo produzidas no Horto Florestal Vilma Dias para as demais praças e avenidas.

“Nossa cidade tem uma carência muito grande do verde e nesse governo vamos dar ênfase a arborização urbana”, declarou a coordenadora municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira. A comunidade também pode ajudar a Prefeitura neste objetivo. Mudas de árvores são disponibilizadas gratuitamente pelo Horto Florestal que ainda oferece assessoria técnica para as pessoas interessadas. Para mais informações ligue (77) 3422-8143.

 

Fonte: PMVC

Advertisement