Prefeitura realiza manutenção na praça Mary Gleide Oliveira Silva

SC1_7670Situada no loteamento Jardim das Candeias (acima do Bem-Querer, na zona leste), a praça Mary Gleide Oliveira Silva foi submetida, nos últimos dois dias, a um trabalho manutenção geral pela Prefeitura, envolvendo poda de gramado, árvores e arbustos, adubação e formação de aceiros – o que, além de limpar a área, contribui para prevenir contra eventuais incêndios.Todo o trabalho foi testemunhado na tarde desta quarta-feira, 1º, pelo recepcionista Carlos Danilo Silva, que mora ao lado da praça há quinze anos e diz manter com ela “uma relação afetiva”. Foi ele quem iniciou a arborização do local, logo que se mudou para lá.

Ao longo desse período, ele calcula ter plantado ali mais de 500 mudas de plantas. Há exemplares de palmeiras imperiais, jacarandás, sumaúmas, coités, seringueiras, ipês, quaresmeiras, flamboyants, entre várias outras espécies.

Foi ele, inclusive, quem propôs o nome da praça. Trata-se de uma homenagem à sua esposa, que faleceu em outubro de 2002. As primeiras mudas foram plantadas quando sua filha, hoje com 16 anos, era recém-nascida. Carlos Danilo observa que, atualmente, muitas árvores têm a mesma idade que a garota.

‘Limpeza’ – “É um amor pela natureza, o que eu tenho. Fiz isto aqui pensando nos pássaros e no aconchego que ela ia trazer para os moradores que viriam habitar aqui”, contou o morador.

É por essa “relação afetiva” e pelo “amor pela natureza” que Carlos Danilo costuma solicitar periodicamente da Prefeitura o serviço de manutenção na praça Mary Gleide – e também em outras localizadas na área, nas quais ele e outros moradores também costumam plantar mudas e dar assistência quando possível.

“O trabalho é importante, porque a limpeza faz parte da nossa vida”, afirma. “Assim, eu sinto o poder público próximo da população. É importante isso aí. Acho que cada um deve fazer a sua parte, dentro da sua vontade e do seu conhecimento. Se cada morador fizer um pouco da sua parte para a sua cidade, dá para a gente melhorar e não esperar só pelo poder público”, acrescenta.

Convite à população – O serviço de manutenção, que ocorre de forma simultânea em outros pontos verdes da cidade, é realizado por meio de parceria entre as equipes da Coordenação de Meio Ambiente e da Secretaria de Serviços Públicos. Ao mesmo tempo em que era concluída a manutenção na Mary Gleide, no dia 1º, outras equipes faziam o mesmo na praça CEUs J. Murilo e nas sedes da Secretaria de Educação e do programa Conquista Criança. Outros praças e canteiros estão incluídos na programação para os próximos dias.

“A praça é um centro, e o convite é para que a população vá à praça, visite, sente. Isso dá vida à nossa cidade”, informa a coordenadora-geral de Meio Ambiente, Luzia Vieira. “A preocupação do Governo é deixar as praças limpas e iluminadas”, completa Luzia.

 

Fonte: PMVC

Advertisement