OBSERVATÓRIO dá 10 dicas de segurança para motoristas iniciantes

Ilustração-1Acabou de receber a carteira de habilitação e está inseguro para dirigir no trânsito? Calma; se passou no exame para obtenção da carteira você tem toda a condição de dirigir, desde que mantenha a calma, esteja atento e não negligencie as regras de trânsito que, aliás, é postura que todo condutor deve ter.

Esteja ciente que a tarefa de conduzir um veículo passa a ser fácil após um tempo. Esteja certo de que vai conseguir trocar as marchas, pisar nos pedais corretos, entre outros. E para ajudar quem está nesta condição, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária dá algumas dicas. Confira quais:

  1. Mantenha a calma e esteja atento à sua volta.

  2. Dirija devagar.

  3. Atenção aos retrovisores, pois é através deles que você verá sua distância em relação aos outros veículos e o que acontece à sua volta.

  4. Para treinar, desde que já tenha obtido a carteira de habilitação, é preferível que escolha um local longe do trânsito intenso. Procure locais tranquilos e treine troca de marchas, controle de embreagem e faça manobras de estacionamento.

  5. Procure ouvir o que ‘diz’ seu carro. Por exemplo: quando for o momento de mudar a marcha seu veículo emitirá um som como se o motor estivesse chiando. A demora até mudar a marcha provoca gasto desnecessário de combustível.

  6. Como ainda não está habituado ao trânsito, use sempre a faixa da direita.

  7. Procure manter seu veículo em boas condições de manutenção.

  8. Esteja atento à sinalização da pista, à faixa de pedestres (e à circulação de pedestres), aos semáforos, etc.

  9. Mantenha os pneus calibrados e verifique a água e o óleo pelo menos duas vezes ao mês.

  10. Mantenha o veículo sempre abastecido para evitar a pane seca (falta de combustível).

 

Fonte: Blog Transitar

Advertisement