Caixa compactadora melhora as condições de higiene da Ceasa

Está em funcionamento, desde o último dia 04, na Ceasa, a caixa compactadora, equipamento que tem a capacidade para processar até 20 toneladas de lixo. Desde que foi instalada para compactar os resíduos sólidos da feira, a máquina tem melhorado as condições de higiene do local e evitado o aparecimento de urubus, cena comum antes dessa intervenção.

“A nossa equipe limpava a tarde e no outro dia de manhã já aparecia os urubus. Já hoje fica tudo compactado, sem o chorume e o mau cheiro. É uma grande inovação no interior da Bahia a instalação desse equipamento que visa o melhor bem-estar da população e dos permissionários”, afirma o coordenador municipal de Serviços Básicos, Ciano Filho.

Vinicius Silva, que trabalha há mais de cinco anos no Mercado de Carnes da Ceasa, aprovou a instalação do novo equipamento: “É um custo para a Prefeitura, mas que para a situação é melhor. O lixo já é compactado aqui mesmo. Analisando o todo, foi sim eficiente e nisso a Administração acertou”.

Antes, o lixo produzido na Ceasa era depositado em seis contêineres abertos, espalhados ao redor da feira. Atualmente, os resíduos são colocados em 23 caixas coletoras que a Prefeitura distribuiu pela feira. É nessas caixas que o lixo é transportado pelos garis até a caixa compactadora.

A manutenção desse equipamento fica sob a responsabilidade da empresa Torre, que assinou com a Prefeitura um contrato emergencial válido por 180 dias. Quando a caixa está  cheia, um caminhão vai até ao local para recolhê-la, substituí-la por outra, vazia e limpa, e levar os resíduos, já compactados, para o aterro sanitário.

 

Fonte: PMVC

Advertisement