Horto Florestal é responsável por manutenção de áreas verdes

Ipês, flamboyants, jacarandás-mimosos e outras espécies dividem o mesmo espaço com árvores nativas, frutíferas e mudas diversas no Horto Florestal Vilma Dias, ligado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O equipamento, localizado no bairro Conquistinha, é uma das mais belas áreas verdes abertas ao público em Vitória da Conquista .

O local abriga os setores de Paisagismo e Arborização Pública. Nele são executados os projetos de paisagismo e manutenção de todas as praças, avenidas e canteiros da cidade, além da realização de podas preventivas. O serviço ainda atua no atendimento às demandas solicitadas para recuperação e implantação de jardins em órgãos públicos.

No horto também são produzidas mudas ornamentais de variadas espécies para serem plantadas em calçadas, áreas verdes, praças e avenidas, bem como nos jardins da cidade. “A população pode solicitar a doação de mudas, mas no momento esse serviço está suspenso, pois estamos em fase de produção de novos exemplares”, explicou a gerente municipal de Paisagismo, Ana Cláudia Oliveira.

Outra atribuição do equipamento, que conta com uma equipe formada por mais de 40 profissionais, entre fiscais, jardineiros e equipes administrativa e de apoio, é a poda de árvores. “As população deve entrar em contato com a gente caso precise podar alguma árvore, pois esse trabalho é uma atribuição da Secretaria de Meio Ambiente. A população precisa lembrar que a poda de árvores sem autorização é crime ambiental, esclareceu a gerente de Paisagismo”.

Aberto à visitação, o Horto Vilma Dias funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Escolas, igrejas e outras instituições podem agendar visitas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3422-8143.

 

Fonte: PMVC

Advertisement