Prefeito anuncia mudança na gestão da Emurc

Reunido com parte da equipe da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), na tarde desta terça-feira, 30, o prefeito Herzem Gusmão informou oficialmente os servidores a respeito da mudança de gestão na empresa.

O cargo de diretor-presidente, que desde janeiro era ocupado por José William Nunes, agora passa às mãos de Marcelo Guerra, ex-coordenador de Material e Patrimônio da Prefeitura de Vitória da Conquista.

Ao falar à equipe e anunciar o novo gestor, o prefeito relembrou o início da Emurc, fundada no final da década de 1970, por meio da Lei Municipal 134/77, com o objetivo de implantar planos urbanísticos, executar e fiscalizar serviços de caráter econômico. “A empresa operava com eficiência. E hoje, nós recebemos uma empresa destroçada”, avaliou.

“Vinte e oito parcelamentos não honrados. Dívida de mais de 40 milhões. A empresa está inadimplente. A Justiça Federal promovendo bloqueio de recursos que caem na conta”, descreveu o gestor, informando que, diante desse quadro, a Administração Municipal optou por contratar um serviço de auditoria, que segue em andamento.

Herzem Gusmão informou, ainda, que a situação levou a Prefeitura a entrar em diálogo com a Justiça Federal, e que esse contato tem surtido efeitos positivos. A informação mais recente, também repassada pelo gestor, é de que a Emurc está retomando obras que estavam paralisadas, como o Corredor Perimetral.

“Precisamos estar mais perto da Emurc, para que ela trabalhe com eficiência. Estamos caminhando para um compartilhamento com a empresa privada, para que ela possa chegar para somar e contribuir”, observou Gusmão. “Tenho certeza que nós haveremos de restaurar a Emurc. Ela é muito importante para qualquer governo”.

‘Gestão privada’ – Aos 47 anos, Marcelo Guerra tem uma trajetória de trabalho na iniciativa privada. Ocupou cargos de supervisor, coordenador e gerente em empresas da cidade. É graduado em Sociologia e possui formação técnica na área de marketing e vendas no varejo, além de ter atuado também como radialista.

Guerra afirmou que pretende desenvolver, na gestão da Emurc, a mesma lógica de trabalho que pôs em prática em suas incursões pela iniciativa privada. Para isso, ele recorre ao estatuto da empresa, que define sua personalidade jurídica como “de direito privado” e dotada de “patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira”, embora seja uma empresa pública.

“É uma empresa que a gente quer incrementar realmente uma gestão privada. E ela tem o que há de melhor para qualquer empresa que enseja entrar no mercado e se firmar nele, que é o cliente”, afirmou o novo diretor-presidente, citando a Prefeitura como principal contratante dos serviços da empresa.

‘Boas e grandes notícias’ – Segundo Guerra, as primeiras ações da nova gestão serão concentradas em conhecer de forma detalhada a situação da Emurc – tendo, para isso, o auxílio e o respaldo da auditoria contratada pela Prefeitura. Mas se mostrou otimista. “Certamente nós seremos um sucesso, um case, uma referência de uma empresa pública, que vai trazer grandes benefícios para a nossa sociedade”, garantiu.

“A gente entende que há uma dificuldade na folha de pagamento. Então, nós vamos mergulhar nesse problema, e não vejo como um grande problema. Vejo realmente como um desafio que a gente vai solucionar. Tenho certeza de que, a partir do mês que vem, já teremos boas e grandes notícias da Emurc para a sociedade conquistense”, assegurou o novo diretor-presidente.

 

 

Fonte: PMVC

Advertisement