Índia vai vender apenas carros elétricos a partir de 2030

Em 2030, todos os carros vendidos na Índia serão elétricos. Estes planos revelados pelo governo indiano têm como objetivo de reduzir a poluição atmosférica no país, que contribui para a morte de 1,2 milhões de pessoas por ano. Mas também reduzir os custos com a energia.

A emergente economia indiana tornou-se o terceiro maior importador de petróleo mundial, gastando 150 mil milhões de dólares (cerca de 133 mil milhões de euros) por ano neste recurso. Esta aposta da Índia nos carros elétricos deve permitir ao país poupar 60 mil milhões de dólares (53 mil milhões de euros) em custos com a energia até 2030.

O Ministro da Energia da Índia, Piyush Goyal, já disse que o governo vai apoiar financeiramente esta iniciativa durante os primeiros dois ou três anos, mas a produção de automóveis elétricos será “impulsionada pela procura e não por subsídios” depois desse período inicial.

A medida do governo indiano chamou a atenção do CEO da Tesla, Elon Musk, que destacou o facto de a Índia já ser o maior mercado de energia solar.

 

Fonte: Noticias ao Minuto

Advertisement