Cinco dicas de segurança para viagens com crianças

Viajar com crianças no carro requer atenção redobrada. Existem uma série de cuidados especiais que precisam ser tomados em viagens com os pequenos. A Alô Bebe, que trabalha com produtos destinados ao público infantil, reuniu algumas medidas de segurança que devem ser adotadas por pais e responsáveis durante passeios de carro. Confira:

1. Criança só no banco de trás. Exceto em alguns, como nos veículos que possuem apenas bancos na frente como picapes de cabine simples. Os pequenos com menos de 10 anos devem ser transportadas no banco de trás, segundo a legislação nacional de trânsito.

2. Use cadeirinha ou booster. A cadeirinha, ou bebê-conforto, deve ser usada desde os primeiros dias de vida do recém-nascido. Já os boosters são para crianças maiores, de 4 até 10 anos (caso necessário, pela altura da criança), e ajudam a mantê-las na altura adequada para usar o cinto de segurança do carro.

3. Instalação da cadeirinha. Tenha atenção ao instalar a cadeirinha. Um acessório mal instalado é um fator que aumenta o risco de lesões graves em caso de possíveis acidentes. É importante sempre checar se o cinto está passado nos locais corretos do equipamento.

4. Não alimente no carro. Até os três anos de idade deve-se evitar dar comida à criança dentro do veículo, pois o movimento pode fazê-la engasgar e causar enjoos. O recomendado é alimentar o bebê antes de sair de casa.

5. Faça paradas estratégicas. Não viaje mais de duas ou três horas seguidas. Longas viagens cansam e  incomodam tanto os adultos quanto os bebês. Algumas paradas para relaxar são necessárias para tornar o passeio mais prazeroso, seguro e tranquilo.

 

Fonte: Garagem 360 / Blog Transitar

Advertisement