Governo, atrações e público ressaltam valorização dos artistas locais e preservação do autêntico Arraiá da Conquista

O Arraiá da Conquista durou três dias e já deixa saudade. O público, com a garra peculiar do conquistense, enfrentou as noites frias e se esquentou arrastando o pé, animados por nove atrações locais no palco principal do Centro Glauber Rocha Educação e Cultura.

A valorização dos artistas regionais e preservação do forró tradicional foram os destaques do Arraiá da Conquista. No Glauber Rocha, além do palco principal, tinha um palco alternativo na Vila Junina. E apesar da festa lá ter começado no dia 21, artistas já faziam o público se balançar desde o dia 12 na Praça 9 de Novembro, como de costume, e na Feira do Brasil, pela primeira vez.

A secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, falou da alegria por esta realização: “Eu estou muito feliz. O público é surpreendente, porque está chovendo. Tivemos grandes estrelas da música do Sudoeste, especialmente daqui de Conquista, que desfilaram nestes quatros espaços na cidade, além dos distritos. O balanço é muito positivo e esse vai ser o toque de nosso São João: oportunidade para geração de renda local. Como artista eu me sinto realizada e bem representada”, declarou ela que esteve a frente da organização do Arraiá.

Para Tina Rocha, o sucesso do São João se deve ao empenho do Governo Mais Perto de Você e de seus servidores. “Nós tivemos aqui muitas pessoas ajudando, em especial o prefeito, a vice-prefeita e as secretarias de Administração, Comunicação, Educação, Infraestrutura, Saúde e Serviços Públicos, além da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, dos artistas, dos pequenos empreendedores e da imprensa”.

Para o cantor e sanfoneiro Cainã Araújo foi maravilhoso essa valorização do poder público municipal aos filhos da terra. “A gente que está aqui em nossa cidade sempre buscando oportunidade de nos apresentar, de trazer algo novo e ter a Prefeitura da cidade nos apoiando é de grande estima pra nós e felicidade”, comentou ele.

Quem ficou ainda mais satisfeito com o Arraiá da Conquista foi Gil Sousa. Ele, que já canta há 10 anos em bares da cidade, se apresentou pela primeira vez no festejo junino realizado pela Prefeitura. Depois do show no palco da Vila Junina, Gil falou dessa realização: “Foi um prazer imenso estar participando, a galera curtiu. Foi bom demais essa iniciativa do prefeito atual de resgatar a cultura e principalmente de valorizar os artistas da terra, da região. Eu ainda não tinha tocado no Glauber Rocha e no Arraiá da Conquista tive essa oportunidade e agradeço de coração”.

“Eu faço uma boa avaliação pois valoriza as atrações da cidade e mantém forte a tradição, engaja todo mundo. Pra gente é satisfatório está aqui”, disse Adriano Rodrigues, puxador da Quadrilha Tia Áurea, que tem 17 anos de criação.

Concordando com o colega, Pedro Silva, da Companhia de Dança Raízes do Nordeste, acrescenta:, “Pra nós é de um prazer enorme a Prefeitura estar contribuindo porque de valor maior para o artista é abrir espaço pra o seu trabalho ser mostrado, o entretenimento cultural aumenta e a cidade cresce com a questão da cultura”.

A ajudante de cozinha e costureira, Neli Pereira, chegou recentemente de São Paulo para morar em Conquista e foi prestigiar o Arraiá da Conquista com filha, mãe e irmãs. “Vim na segunda e última noite e dançamos na chuva. Quando a gente fala ninguém acredita que aqui faz este frio. Mas está sendo maravilhoso, pra mim nota 10. Adoro São João”.

O motorista Carlos Francisco Silva fez questão de ressaltar a infraestrutura do Glauber: “Na região Sudoeste não tem lugar melhor do que este aqui pra este tipo de evento. É o melhor que existe, além da organização, segurança, variedade de estilo, espaço pra dançar. Tudo aqui é bom pra caramba, perfeito mesmo”.

 

Fonte: PMVC

Advertisement