Lagoa das Bateias: manhã de domingo, 2, teve plantio de mudas e pista exclusiva para práticas esportivas

As pessoas que têm o hábito de ir à Lagoa das Bateias pela manhã, a fim de caminhar, correr, andar de bicicleta ou de patins, se depararam com uma novidade no domingo, 2: a Prefeitura havia interditado um trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro, que corresponde à metade de toda a área da pista, deixando-o à disposição dos visitantes que quisessem se dedicar a essas atividades.

A interdição durou das 7h às 12h, da mesma forma como já ocorre semanalmente na avenida Olívia Flores. No restante da pista, o trânsito fluiu em mão dupla, sob a supervisão de agentes do Simtrans. A Prefeitura repetirá a experiência também nos próximos domingos.

“Muito bem, excelente iniciativa”, avaliou o militar da reserva Nilton Prado, 57 anos, que caminha todas as manhãs em torno da pista da Lagoa. “Agora, tem que investir mais, convidar o público em geral, as academias, os atletas, os ciclistas, para movimentar bem. Porque é muito interessante a prática de atividade física”, observou.

Segundo Prado, “um espaço deste não pode ser deixado como estava aí, praticamente abandonado”. Ele disse considerar “excelente a ideia de recuperação e revitalização da Lagoa e limpeza da pista”.

‘Cidade mais verde’ – Além da operação de limpeza que ocorreu nas últimas semanas, com o objetivo de preparar o local para o início dos fechamentos de parte da pista nas manhãs dominicais, houve um esforço para a revitalização

Isso foi feito através do plantio de 260 mudas nas áreas verdes em torno da Lagoa das Bateias. São espécies nativas, típicas da flora da região, como aroeira, tamborim, cibipiruna, jatobá, pau-brasil, castanha-do-maranhão, sumaúma e jacarandá, entre outras.

De passagem pela Lagoa na manhã do dia 2, o prefeito Herzem Gusmão aproveitou a visita para plantar uma muda de pau-brasil. “É importante despertar para a necessidade de tornarmos esta cidade mais verde. Vejo aqui hoje várias secretarias: Serviços Públicos, Meio Ambiente, Esportes, virá também a de Cultura. Todos, para que possamos transformar isto aqui verdadeiramente num parque”, afirmou Herzem Gusmão.

‘Local de convivência’ – Segundo o gestor, a Administração Municipal estuda projetos que viabilizem futuras intervenções na Lagoa das Bateias, em busca de recuperar seu espelho d’água e sua área verde. “Hoje, é uma lagoa seca. Mas isto nasceu para ser um dos locais mais belos de Conquista”, disse. “Que aqui seja verdadeiramente um local de convivência, agradável. E, se depender do nosso governo, da nossa equipe, nós iremos fazer”.

 

 

Fonte: PMVc

Advertisement