Dirija na neblina com segurança: dicas e cuidados

As baixas temperaturas deste inverno vem acompanhadas de neblina, névoa e com sensação térmica de 7 graus em Vitória da Conquista. Nos próximos dias, as condições adversas do tempo devem continuar e o Blog destaca algumas dicas para segurança no trânsito:

Ao conduzir o carro e a névoa der o menor sinal, é preciso ligar pelo menos as luzes de posição, conhecidos faroletes, lembrando que para as motocicletas é obrigatório circular com o farol baixo acionado o tempo tempo. Sob chuva, mesmo uma neblina, utilize os faróis baixos do carro. Nas condições adversas de tempo não se utiliza o farol alto, além do cuidado com a diminuição da visibilidade causada por vidros embaçados.

Pista escorregadia exige atenção para velocidade e distância (Foto: Cléciu's Prado)

Condutores em geral devem se atentar à pista molhada pois, para a frenagem sempre haverá necessidade de mais espaço, é importante manter boa distância do veículo que segue à frente, e isso sempre é uma dificuldade pois com muitos veículos na via, eles tendem a transitar muito perto. Velocidade sempre moderada e atenção redobrada com os pedestres, já que  incomodados com a chuva, eles podem fazer travessias improvisadas e perigosas.

Motociclistas também encontram dificuldades com o tempo chuvoso. É preciso pilotar equipado com botas, luvas, calça e blusa impermeáveis.

Pedestres devem se manter atentos nas travessias, para não serem prejudicados por sua própria ansiedade ao atravessar, esperando sempre pelo melhor momento, apesar do incômodo da água.

Seja gentil ao avistar pedestres, conduzindo com velocidade compatível para não lançar lama sobre as pessoas, o que além de infração de trânsito é uma tremenda falta de educação.

 

 

Fonte: Blog Transitar

Advertisement