Defesa de Lula pede acesso à Petrobras para analisar licitações

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, acesso à sede da Petrobras para que possa consultar documentos relativos a licitações vencidas pela Odebrecht, de acordo com o jornal O Globo.

Segundo a publicação, a acusação afirma que a empreiteira pagou vantagem indevida ao ex-presidente originada em sete contratos com a estatal, vencidos por meio de consórcios com outras construtoras. Já os advogados de Lula alegam que foram apresentados nos autos do processo apenas documentos que interessavam à acusação, sem que a defesa pudesse selecionar documentos.
Em despacho anterior, Moro havia afirmado que era desnecessário juntar ao processo “contratos de bilhões de reais, que devem ter milhares de documentos” e determinou que a defesa consultasse as peças apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF), nominando documentos que eventualmente quisesse ter acesso para que a Petrobras providenciasse.
Ao jornal, os advogados argumentam que têm ciência da grande quantidade de material a ser analisado, mas que a extensão deles é proporcional à complexidade das acusações imputadas a Lula. Na avaliação deles, a falta de acesso configura cerceamento de defesa.
O juiz Sergio Moro ainda não aceitou a denúncia referente ao sítio de Atibaia, que, assim como o tríplex, recebeu reformas e é atribuído a Lula, embora esteja em nome de terceiros.
Fonte: Bocão News
Advertisement