Prefeitura e Fundação Dom Cabral apresentam planejamento estratégico para Vitória da Conquista

A  Prefeitura de Vitória da Conquista reuniu representantes de diversos setores sociais nesta quarta-feira, 19, na Câmara Municipal, para apresentar uma síntese de como será o trabalho de assessoria prestado pela Fundação Dom Cabral.

Recentemente, a empresa foi contratada para auxiliar o município na construção de um plano estratégico, cuja finalidade é nortear as ações da Administração Municipal pelos próximos três anos e meio – assim como também os caminhos para viabilizar as metas que forem estabelecidas.

“É uma escola de gestão pública com resultados”, definiu o prefeito Herzem Gusmão, ao defender as credenciais da empresa para o trabalho de consultoria. “É a mais conceituada, hoje, da pátria. Aonde eu chego, eu falo da Dom Cabral e repercute de maneira extraordinária. Em Brasília, em Curitiba, em São Paulo, em Salvador, já está repercutindo esta nossa iniciativa de trazer a Dom Cabral”, avaliou o gestor.

Herzem Gusmão ressaltou ainda a oportunidade de informar ao público presente sobre o que está sendo pensado para administrar o município. “Hoje é uma oportunidade ímpar para que Vitória da Conquista tome conhecimento do projeto que está sendo elaborado, e por que a Dom Cabral. Nós esperamos que Vitória da Conquista se envolva”, afirmou. “Nós pretendemos construir uma cidade visando os duzentos anos de Conquista. E só faltam 22 anos”.

O prefeito afirmou ainda o fato de que lidera “um governo de diálogo”, algo que também foi mencionado pelo líder do governo na Câmara, o vereador Luís Carlos Dudé. “O importante deste momento é o espaço de você estar conversando, dialogando. E as pessoas, principalmente os pares públicos, trabalhando nesse entendimento e participando para, cada vez mais, melhorar”, disse Dudé.

‘Liderança e gestão’ – Além de se apresentar para o público de Vitória da Conquista, a Dom Cabral preparou uma palestra sobre o tema “Liderança, instrumento de gestão”, a cargo do psicólogo e pedagogo Vanderlei Soela. Ao tratar do assunto, Soela abordou assuntos como a importância da liderança, assim como a carência de figuras que a exerçam de forma autêntica, as relações entre líderes e liderados, ética e responsabilidades provenientes do exercício da liderança.

“A liderança e a gestão são dois elementos cruciais para qualquer tempo, em qualquer tipo de organização que a gente imaginar, seja ela pública ou privada, ou familiar, enfim, da sociedade em geral”, explicou Soela. “Por outro lado, a liderança é um instrumento, um meio, um mecanismo que pode ser muito útil a uma gestão ainda melhor. A gestão em si tem muito mais a ver com gerir recursos, pessoas e processos, a partir das tecnologias disponíveis e dos elementos que estão aí para fazer tecnicamente bem feito aquilo que está colocado nas mãos de quem vai gerir”.

Advertisement