Prefeitura e Coelba assinam termo de compensação ambiental

Um termo de compromisso para compensação ambiental foi formalizado na manhã desta sexta-feira, 21, pela Prefeitura de Vitória da Conquista e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). O acordo foi assinado, no Gabinete Civil, pelo prefeito Herzem Gusmão,pela secretária municipal de Meio Ambiente e pelo advogado da prefeitura, Tibério Leal Menezes, representando o Município, e o gerente regional da Coelba, Bruno Borges.

A Coelba fará uma intervenção na rede elétrica de acesso à cidade, no Portal Verde, ação que irá atender principalmente a área do novo aeroporto. Para isso, será necessário a poda drástica de 65 eucaliptos, vegetação exótica, localizados no km 829 da BR 116. Em contrapartida, a Companhia doará ao Município 100 mudas de ipê de porte grande, que serão plantadas na Av. Brumado, e outras 100 mudas de palmeiras para Av. Juracy Magalhães. Além disso, a madeira de eucalipto retirada será catalogada e enviada para o Herbário Sertão da Ressaca. Essa madeira será utilizada na produção de grades de proteção para mudas arbóreas e arbustivas e na confecção de bancos e mesas pra jardins de praças e avenidas.

Para o gerente da Coelba, foi satisfatório o convênio assinado: “A Coelba está executando uma obra de melhoramento no Município e teria um impacto ambiental. Nós, com a Secretaria de Meio Ambiente, conseguimos minimizar este impacto com a poda. Para a Coelba é um termo satisfatório que garantimos qualidade e continuidade no fornecimento de energia da região, que será beneficiada com este melhoramento, e além disso contribuímos com o Município de Vitória da Conquista”.

Segundo o prefeito, o intuito do Governo é ter uma cidade mais verde. “Nessa nova realidade de tornar a cidade mais verde, mais bela e com essa conscientização em defesa do Meio Ambiente, a Coelba vai oferecer 200 mudas de árvores nobres para embelezar Vitória da Conquista. Isso é uma grande vitória e quero parabenizar nossa secretária”, comentou Herzem Gusmão.

A Coelba deverá fazer a poda nos próximos oito dias e tem 30 dias para entregar as mudas para a Secretaria de Meio Ambiente.

 

 

Fonte: PMVC

Advertisement