A Voz do Muro: agitador cultural, Miguel Côrtes é homenageado com grafite urbano em Vitória da Conquista

Julho, mês que se comemora o dia mundial do Rock. E ninguém melhor para estampar o painel A Voz do Muro do que o incentivador cultural e dono de uma das vozes mais conhecidas do rádio conquistense, Miguel Côrtes. A partir desse sábado (22) a arte de Tiano Vilarino vai dar vida a um dos mais importantes protagonistas da Cultura Alternativa do Sudoeste Baiano.

Miguel Silva Côrtes Filho foi um dos nomes mais influentes e queridos da cena cultural conquistense. Como apresentador do programa “O Som da Tribo”, deu oportunidade para muitos artistas divulgarem seu trabalho, bem como produtores de eventos e entusiastas culturais. Um ser humano de valor inestimável e de uma simplicidade ímpar. Assim era Miguel, sempre sorridente e sem papas na língua. Há cinco anos sofreu um aneurisma que o levou a óbito. Mas, apesar de ter nos deixado fisicamente, o legado de Côrtes ainda ressoa nas rádios, em cada evento realizado e em acordes tocados. Leia a íntegra.

 

Sobre “A Voz do Muro”
É a terceira vez que o projeto realiza atividades em Vitória da Conquista. A primeira, em 2011, levou o graffite para muros da zona sul conquistense (principalmente ao muro do aeroporto) e a segunda, em 2016, trouxe a fisionomia do artista Carlos Jehovah para a parede do teatro que leva seu nome.
A Voz do Muro tem como principais objetivos, além de revitalizar espaços públicos e construções históricas, dar, também, maior visibilidade aos artistas do graffite, trazendo a cultura da periferia para os centros comerciais da cidade, e homenagear personalidades da história conquistense, para que possam ser lembrados diariamente por quem transitar por Conquista.
O projeto foi idealizado pelo ex-Secretário de Cultura Nagib Barroso, e tem como responsável artístico o grafiteiro Cristiano Vilarino, o popular Tiano, já conhecido pelos muros que cria tanto em Vitória da Conquista, como em Barra do Choça, onde é professor de artes.

O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

 

Fonte: Blog do Anderson

Advertisement