Barato que sai caro: fique atento a validade do pneu”

No dia 24 de julho, através do Blog do Léo Santos foi divulgado com o propósito de alertar ao público uma postagem sobre a data de validade dos pneus, em especial, os que são vendidos em supermercado. Mais tarde, foi verificado que a informação era incorreta. Nós, da Casa do Óleo, pedimos desculpas pelo erro e republicamos o texto com informações atualizadas.
Um pneu bom e dentro do seu orçamento é o ideal para qualquer consumidor. Mas você precisa estar atento: Pneu tem data de validade! Muitas vezes você nem lembra disso, mas o gerente ou o vendedor estarão atentos a essas questões.
Fique de olho quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade. Ah, não deixe passar o eterno “esquecido”: o estepe.
E como ler a validade do seu pneu? São apenas 4 dígitos que informam a fabricação do mesmo. Por exemplo, 1511 significa que foi fabricado na décima quinta semana de 2011, ou seja, o pneu foi fabricado em abril de 2011.
Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados. É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens.

Para entender melhor:

Advertisement