Brócolis, couve e repolho ajudam no tratamento de diabetes

Reduzir o açúcar e a gordura não devem ser os únicos ajustes na dieta de um diabético. De acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico Science Translation Medicine, brócolis, couve, repolho e outros alimentos da mesma família possuem um composto antioxidante que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia, a glucorofanina, presente nesses alimentos, quando ingerida, se transforma em sulforafano, que controla a produção de glicose de forma semelhante a metformina, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento do diabetes. Além de brócolis, couve e repolho, a substância pode ser encontrada em outros vegetais crucíferos como folhas de mostarda, couve-flor e couve-de-bruxelas.

Redução na glicose do sangue

No estudo, a equipe de pesquisa observou como pacientes obesos e com diabetes tipo 2 reagiam à ingestão de uma cápsula diária com extrato de broto de brócolis concentrado – quantidade cerca de 100 vezes superior à encontrada no brócolis in natura -, durante 12 semanas. Os resultados mostraram que os participantes obesos que receberam a cápsula – também havia um grupo de controle que recebeu apenas um placebo –  houve redução de 10% nos níveis de açúcar no sangue enquanto estavam em jejum, em comparação com os controles.

Essa descoberta é importante porque em pessoas com a doença, os níveis deglicose no sangue tendem a permanecer altos mesmo em jejum. Além disso, essa redução seria o suficiente para reduzir risco delas desenvolvem complicações de saúde associadas ao diabetes. O composto também não causou problemas gastrointestinais, comuns em quem toma metformina, nem outros efeitos colaterais. No entanto, o sulforafano não apresentou nenhum efeito em pacientes com peso considerado normal.

“Frequentemente é recomendado que pessoas com a doença façam mudanças em seu estilo de vida e apesar das alterações, elas ainda precisam de medicamentos complementares no tratamento. É animador e abre caminho para novas possibilidades no tratamento do diabetes tipo 2.”, disse Anders Rosengren, um dos autores do estudo, ao site americano especializado Live Science.

Sulforafano

Estudos anteriores já haviam mostrado a eficácia do sulforafano na prevenção de outros problemas de saúde, como câncer de intestino.

Fibras

Outro nutriente importante na prevenção e tratamento de diabetes são as fibras, que ajudam na redução da absorção de gordura dos alimentos. A ingestão ideal de fibras é de 30 a 35 gramas por dia, segundo especialistas. Uma maçã média, por exemplo, tem cerca de 4,5 gramas e uma porção de 100 gramas de grão-de-bico, 17 gramas de fibras.

De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, um estilo de vida saudável, que inclui uma alimentação balançada rica em vegetais, legumes, frutas, castanhas e carnes brancas, pode prevenir em até 70% o diabetes tipo 2.

 

 

Fonte: Veja

Advertisement