Agosto Dourado incentiva o aleitamento materno.

Estamos no mês Mundial da Amamentação, ação intitulada “Agosto Dourado” que visa chamar a atenção da população para a importância do leite materno.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos.

Nesse sentido, estudos apontam inúmeros benefícios da amamentação como forma exclusiva de alimentar bebês de 0 a 6 meses. No entanto, um levantamento global feito em 194 países descobriu que apenas 40% das crianças menores de 6 meses são amamentadas exclusivamente (sem nada além de leite materno) e apenas 23 países têm taxas de amamentação exclusiva acima de 60%. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida, segundo o estudo do Unicef e OMS.

Ainda conforme as entidades, se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente. Isso porque, entre outras coisas, o leite materno possui células de defesa e fatores anti-infecciosos capazes de proteger os bebês.

Em Vitória da Conquista, de acordo com o Banco de Leite do Hospital Esaú Matos, durante o “Agosto Dourado”, para estimular a amamentação, serão realizadas visitas às maternidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e palestras nas unidades de saúde e no Hospital.

Advertisement