Prefeito e secretários validam objetivos da 1ª etapa do planejamento estratégico do município

Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito Herzem Gusmão se reuniu com os secretários para a validação da primeira etapa da elaboração do planejamento estratégico do município. Durante a reunião, os objetivos que integram o mapa estratégico, base para o Plano Plurianual (PPA), foram discutidos e avaliados pela equipe da Administração Municipal.

Esses objetivos são frutos de oficinas, debates e palestras realizados anteriormente, nos quais secretários, coordenadores, gerentes e representantes de todas as secretarias do Governo avaliaram os cenários externo e interno, elegendo demandas prioritárias, discutindo novos projetos e, de forma integrada, propondo o desenho do mapa estratégico do município.

Agora, esses objetivos retornarão para a equipe técnica da Fundação Dom Cabral, responsável pela orientação do processo de elaboração do planejamento estratégico do município, para uma revalidação dos mesmos.

Todos os objetivos estratégicos vão se desdobrar em programas e projetos que têm cronograma, valor e meta a ser alcançada. “É um novo tempo, de administração profissionalizada, focada em resultados. Pela primeira vez, se faz um planejamento com esse grau de detalhamento no município, gerador de um orçamento público que se aproxime da realidade, respeitando o equilíbrio fiscal”, explica André Ferraro, secretário de Comunicação.

A construção desse mapa estratégico também contará com a participação popular, por meio da Carta do Futuro, um questionário no qual toda a população poderá opinar e expressar seus anseios para os próximos anos da cidade. As metas maiores do PPA se alinharão com as metas de todas as cidades do mundo, que são as de desenvolvimento sustentável da ONU. “Essas metas darão base para a construção de todo planejamento, que está sendo feito de forma intersetorial, transparente e próxima da realidade municipal”, completa Ferraro.

 

 

Fonte: PMVC

Advertisement