Proibição de produtos com amianto: confira os danos para a saúde

Considerado um dos materiais mais utilizados na construção civil, o amianto branco é um material considerado altamente cancerígeno, causando graves problemas para o sistema respiratório. Conhecido também como crisótilo, o material da família dos minerais fibrosos movimentou, em 2010, cerca de R$ 2,5 bilhões no Brasil.

De acordo com organizações de saúde, a inalação desse material pode desencadear doenças como asbestose, causadora de falta de ar e problemas mais graves; e mesotelioma, câncer peitoral que ocorre exclusivamente em pessoas expostas ao material. As doenças podem apresentar sintomas até 50 anos após a exposição e matar em menos de 5 anos.

Aprovada por Fernando Henrique Cardoso, a Lei 9.055/95 reconhece a fibra natural como “comprovadamente nociva à saúde humana” em seu artigo 2º e, mesmo assim, autoriza sua utilização logo no próximo artigo.

Apesar de proibido em mais de 66 países, o crisótilo é utilizado no isolamento de casas, proteção ao fogo, pisos, telhas e alguns tipos de materiais plásticos no Brasil, que chegou a ser o terceiro maior produtor e exportador da fibra – a maior extração acontece em Goiás, na cidade de Minasul.

Segundo especialistas e a OMS, o problema do amianto não é no produto bruto, na hora da extração, mas na sua manipulação para uso em produtos artigos. Para se proteger, as pessoas que manejam o amianto branco devem utilizar roupas protetoras, máscaras para a respiração e evitar deixar roupas com vestígios ao alcance de terceiros.

 

 

Fonte: FolhaPE

 

Advertisement