Espremer espinha pode colocar sua vida em risco

Sabe quando você espreme uma espinha e o pus esguicha? O líquido também estoura para baixo, abrindo um canal profundo na pele. Caso uma bactéria adentre por esse caminho, ela poderá causar uma forte infecção, que pode evoluir de forma grave e provocar até a morte.
O problema é chamado de celulite infecciosa –e não tem nada a ver com a celulite estética. É uma infecção bacteriana do tecido subcutâneo, a parte mais profunda da pele. Ocorre em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum nas pernas e no rosto. É também diferente da erisipela, infecção mais superficial que afeta as pernas. Apenas uma porta de entrada e bactérias por perto é o necessário para causar a infecção profunda.

Não é tão comum em pessoas saudáveis, cujo sistema imunológico combate bem invasores. Mesmo assim, casos mais graves ocorrem quando não se cuida bem de feridas e machucados.

Ao infeccionar, o machucado na pele começa a inchar e fica dolorido. Depois vem vermelhidão que até deixa a pele quente. “O que está ocorrendo é uma batalha no corpo entre as bactérias e as defesas do organismo”, conta Paulo Olzon, infectologista da Unifesp. Ao se proliferarem, as bactérias vão soltando toxinas. A pessoa fica com febre e sente mal-estar.

As consequências dessa forte evolução podem ser graves. “No rosto, as bactérias podem invadir o globo ocular e causar cegueira”, conta Alves. Ao atingir nervos da face, podem causar paralisia facial. Se chegarem no cérebro, causam lesões neurológicas e encefalite.

“Microtraumas no canal auditivo causados por cotonete podem evoluir para celulite infecciosa”, completa o dermatologista. Os médicos dizem que quando a infecção não é contida e tratada corretamente, ela toma todo o corpo e leva à morte. O tratamento de celulite infecciosa é feito com antibióticos que matam as bactérias.

Fonte: Diário Online

Advertisement