Em meio à crise, PSC perde filiados pela primeira vez

Nos últimos meses, Pessoas deixaram o PSC (Partido Social Cristão) em Vitória da Conquista.

Depois de um significado crescimento que inclusive fez o PSC (Partido Social Cristão) de Vitória da Conquista a eleger o seu 1º vereador da história da politica conquistense em pouco mais de uma 30 (trinta anos) na cidade, o partido registra pela primeira vez queda no número de filiados. De acordo com informações de antigos membros, várias pessoas vêm deixando de serem socialistas cristãos na cidade entre junho e Agosto de 2017.
O PSC mudou o processo de filiação em 2016. Desde então, quem quiser entrar no partido é preciso fazer algumas provas e cumprir alguns requisitos conforme impõe o atual presidente do partido Valdinei Lopes Mota, conhecido também como Ney Mota, além de terem de passar por um curso e só depois passar a integrar as estatísticas do Partido Social Cristão. Segundo antigos membros, o presidente vem faltando com respeito e ética partidária e com seus respectivos filiados. Outra indignação e insatisfação de todos os membros do partido é de que o presidente compõe o quadro de assessoria parlamentar do vereador Ademilton Palmeira dos Santos ou Denis do Gás eleito pelo partido social Cristão na ultima eleição com 1.483 votos, como também o presidente não discutir a forma de composição de cargos, impondo assim a composição conforme a sua vontade e não conforme a vontade do grupo.

Disputa eleitoral
Já começou a preparação para quem mira as eleições em 2018 e 2020 pelo PSC. Para alguns antigos filiados, a maneira de imposição do presidente em ser pré-candidato a deputado estadual, e a lançar um candidato a prefeito nas eleições de 2020, vem atrapalhando a falta de espaço no atual governo do qual o partido ajudou a eleger, fontes seguras e conforme publicado em um blog de Vitória da Conquista, os ânimos não andam bem entre o presidente e o prefeito Herzem Gusmão, visto que ambos tiveram uma desavença onde o PSC buscava mais espaço e ocupação mais cargos, além disso, após o incidente entre o prefeito e o presidente do PSC, Ney Mota teria convocado uma reunião extraordinária com a finalidade de romper com o governo municipal, mais segundo informações filiados contrários a decisão do presidente do PSC, vários filiados não compareceram a reunião, de forma que a ausência dos mesmos já daria a resposta ao presidente de que não concordava com a atitude do mesmo, ficando assim ao lado do prefeito Pereira.

Ainda é cedo para prever como essa saída de militantes e ex-candidatos pelo PSC, vai se refletir no partido e na cidade conquistense – tanto nas urnas quanto em novos candidatos. Hoje são muito raro novas filiações que tenham motivação ideológica. “É a legenda que, de repente, dá a oportunidade de poder. Isso vem da estrutura de campanha, do que estão prometendo. Existem filiações ideológicas, mas é muito difícil. É uma lógica fisiológica”.

Devido à queda de filiados e de saída de candidatos a vereadores na eleição de 2016 o PSC também está abalado politicamente. Mas todos os grandes partidos passam por um mau momento.

Com a nova reforma politica que pode acontecer no cenário nacional caso o distritão passe em votação na câmara federal, novas mudanças acontecerão e a falta desses filiados podem dar um novo rumo a história do PSC.

Outra novidade que circula nos bastidores da politica é a saída do Vereador Adinilson Nascimento Pereira, conhecidamente como Adnilson Pereira eleito pelo PSB com 1.982 que pode passar a integrar ao PSC.

Sendo assim aguardemos os próximos capítulos e informações deste desfrecho partidário.

Advertisement