PROFESSOR CORI QUER CRIAR “JUNHO VERMELHO” PARA ESTIMULAR DOAÇÃO DE SANGUE EM CONQUISTA

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 23, o vereador Professor Cori (PT) apresentou dois Projetos de Lei (106/2017 e 108/2017) voltados para a questão da doação de sangue no município. Um deles (PL 106/2017) institui no Calendário de Comemorações Oficiais do Município “Junho Vermelho” como mês de Conscientização à Doação de Sangue.

De acordo com a justificativa do PL, o mês de junho foi escolhido por ser um mês frio e justamente nesse período o número de doações acabam caindo. “A proposta tem a finalidade de fortalecer ainda mais o incentivo a campanhas de doações de sangue. Estatísticas apontam que pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue”, acrescentou Professor Cori.

O outro projeto apresentado pelo parlamentar, trata do estabelecimento de que todo munícipe que fizer ao menos duas doações de sangue no ano vigente ou anterior, terá direito a tomar, de graça, todos os tipos de vacinas fornecidas pela Rede Municipal de Saúde mesmo não fazendo parte do chamado “Grupo de Risco” que tem direito a esses tipos de vacina.

A justificativa apresentada pelo vereador anexada ao Projeto de Lei Nº 108/2017 explica que o objetivo do PL é “estimular a doação de sangue e agregar mais doadores, bem como proteger os doadores com vacinas fornecidas gratuitamente na Rede Municipal de Saúde”. Cori destacou ainda que esses estímulos aumentarão o estoque do Banco de Sangue.

Devido à importância dos Projetos de Lei, Professor Cori pediu a colaboração dos seus colegas parlamentares na aprovação dos PL’s. “Eu gostaria de contar com o apoio dos colegas vereadores para dar celeridade”, disse ele.

Sobre a doação de sangue – Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Conheça a UCT (Unidade de Coleta e Transfusão) de Vitória da Conquista

Endereço: Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Av. Filipinas s/n – Jardim Guanabara

Telefax: (77) 3427-4501 / 2060

E-mail: [email protected]

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h

Advertisement