COMISSÃO DE SAÚDE VISITA HOSPITAL ESAÚ MATOS

Na última quinta-feira, 31, a Comissão de Saúde de Câmara de Vitória da Conquista, realizou uma visita a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, responsável pelo Laboratório Municipal e o Hospital Esaú Matos.  A visita teve como objetivo fiscalizar e conhecer melhor o trabalho que está sendo realizado, assim como levar as demandas da população. A comissão é formada pelos vereadores Viviane Sampaio (PT), Cícero Custódio (PSL) e Adinilson Pereira (PSB) e tem priorizado conhecer toda a rede SUS em Vitória da Conquista, tanto a rede própria quanto a conveniada, sempre atentos as demandas e denúncias da população.

Reunidos com Felipe Bittencourt, diretor geral da Fundação, Viviane explicou que faz parte do planejamento da Comissão fazer essas visitas in loco, fiscalização toda a rede e também atuar na formulação de políticas de saúde para o município. “O Esaú é um patrimônio não só de Vitória da Conquista, mas também regional. Por isso, nossa extrema preocupação em saber como está funcionando o atendimento. Se não fosse o Esaú eu não sei como estaria a assistência obstétrica da região sudoeste”, afirmou a vereadora.

Outro motivo das visitas da Comissão é apurar as notícias e denúncias feitas a respeito das unidades de saúde. Recentemente a mídia conquistense noticiou o falecimento de uma parturiente atendida pelo Esaú, alegando que a causa da morte teria sido a queda desta paciente de uma maca. Felipe Bittencourt, explicou que houve de fato esse acidente, porém isso aconteceu porque ela já chegou ao hospital com muitas convulsões, mas todos os exames foram realizados e a autópsia mostra que esta não foi a causa da morte. Felipe conta também que o Esaú está prestando assistência e acompanhamento psicológico a família desta paciente.Para Filipe, a visita da Comissão é de extrema importante e traz o compartilhamento de experiência. Os membros da Comissão são pessoas com experiência na área de saúde, e de forma compartilhada pode nos ajudar dentro do legislativo com a criação de leis, estruturas, ferramentas e facilitação dos serviços”, falou.  O diretor da fundação acredita que além da fiscalização, a parceria e o trabalho conjunto são essenciais. “É importante essa parceria com a Comissão, não só com a fiscalização, mas o estar junto, entender o processo e facilitar ao máximo para o usuário, que é o nosso principal foco”, completou.

Advertisement