Vacinação Antirrábica: Prefeitura dá início a campanha em Vitória da Conquista

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista continua com ações para garantir a saúde da comunidade. Por meio da Secretaria de Saúde, a administração deu início, até o próximo dia 10 de outubro, à Campanha de Vacinação Antirrábica 2017.

A meta é vacinar pelo menos 80% dos animais do município, que atualmente corresponde a 63.330 animais, sendo 51.910 cães e 11.420 gatos. Somente nos três primeiros dias da campanha, com a ação das equipes volantes na zona rural, já foram vacinados 1.458 cães e 231 gatos.

A coordenadora municipal de imunização, Ana Maria Ferraz, informou que a vacina contra raiva é gratuita, é aplicada dose única uma vez por ano em cães e gatos, protege os mesmos e toda a população contra o vírus da raiva. “A vacina é a única maneira de prevenir a raiva, doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus”, afirmou Ana Maria.

Embora a raiva esteja controlada em cães e gatos, continua sendo necessário que a população vacine anualmente os animais para garantir a manutenção deste controle. Assim, a população humana também fica livre da doença. Vale lembrar que a raiva em 100% dos casos não tem cura e leva, consequentemente, à morte.

A campanha em Vitória da Conquista – Durante a ação no município, três equipes volantes estão realizando a vacinação na zona rural, conforme calendário pré-estabelecido, com data definida para cada localidade. A expectativa é visitar mais de 240 localidades da zona rural, até o final da campanha.

No dia 30 de setembro, será realizado o Dia “D” de vacinação, quando serão vacinados os animais da zona urbana, com pontos de vacinação em escolas, praças e associações de moradores em diversos bairros da cidade. As unidades de saúde também estarão ofertando a vacina das 8h às 17h. Os animais só serão vacinados a partir dos três meses de idade.

Quem não conseguir vacinar os animais no Dia “D” na zona urbana, poderá se dirigir à Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos, localizada na Avenida Frei Benjamim, no bairro Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

 

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista

Advertisement