Prefeitura reforça abastecimento de água na zona rural

A Prefeitura de Vitória da Conquista vai contratar mais 10 carros-pipas para atender as localidades atingidas pela seca, além de realizar a limpeza de aguadas. A boa notícia para população da zona rural foi anunciada na reunião entre os poderes Executivo e Legislativo do Município, realizada nesta quinta-feira, 5, no Gabinete Civil.

O prefeito Herzem Gusmão recepcionou uma comissão da Câmara Municipal, formada por sete vereadores*, para debater a situação da falta d’água e achar soluções viáveis para solucionar a questão. Na ocasião, foi informado pelos vereadores que há um contingenciamento de 0,5% no orçamento do Município que pode ser destinado para obras emergenciais, sem a necessidade de licitação.

Vitória da Conquista está em situação de emergência por conta da estiagem, condição reconhecida e homologada pelo Governo Estadual, através do Decreto 18.032, de agosto de 2017. “A situação de emergência dispensa licitação e eu já autorizei a contratação imediata de dez caminhões pipas e máquinas para limpeza de água para reduzir o sofrimento do homem do campo. A zona rural terá atenção especial em nossa gestão”, disse Herzem.

O presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, comentou que a comissão foi formada após ouvir produtores e agricultores rurais em audiência realizada esta semana. “Foi um encontro muito proveitoso para a população, pois a distribuição de água potável através dos caminhões vai amenizar a escassez no município”, declarou Hermínio.

Mais recursos – O prefeito Herzem está com agenda já marcada em Brasília para buscar recursos federais. “Estaremos usando estes recursos municipais, mas também vamos ao Ministério da Integração Nacional pedir poços artesianos, sistemas simplificados de água e o retorno dos 19 caminhões suspensos da Operação Pipa. O município necessita, pois enquanto a Bahia tem 65% de sua área no semiárido, Vitória da Conquista tem quase 80% de semiárido”.

Além de Hermínio, fizeram parte da comissão, os vereadores: Coriolano Moraes, Adinilson Pereira, Cícero Custódio, Danilo Kiribamba, Luciano Gomes e Rodrigo Moreira.

 

 

Fonte: Blog do Nildo Freitas

Advertisement