Transporte Público: Valéria Schettini fala sobre a Viação Vitória, Vans e reanalisa mudanças em Vitória da Conquista

Titular da Coordenação de Transporte Público, órgão ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Valéria Schettini Freire, foi entrevistada na Resenha Geral [Rádio Brasil] nesta terça-feira (17). No espaço de quase 19 minutos ela destacou as últimas notícias no Transporte Público, tendo em vista uma série de mudanças anunciadas que acabou resultando em muitas queixas de usuários em Vitória da Conquista. “Nenhuma mudança foi realizada ainda. Nenhuma. O que acontece? Nós temos sido requeridos pela empresa, pela Vitória, desde o início da gestão com relação a mudanças em linhas que eles não têm conseguido atender. E mudanças com certeza com interesse empresarial mesmo, interesse da empresa”, afirmou. Segundo a coordenadora, foram inúmeras as reivindicações de alterações enviadas pela Viação Vitória à Coordenação de Transporte, no entanto cerca de 20% delas poderão ser atendidas. “As mudanças dessas linhas não aconteceram ainda, elas não podem e não vão acontecer de uma forma irresponsável”, comentou.

Conforme Valéria Schettini, que é licenciada da Polícia Militar do Estado da Bahia, foi criado um grupo no WhatsApp com usuários de nove linhas que estão envolvidas nesse imbróglio e através desse canal ela foi bombardeada no último final de semana. “Para que o usuário nos fale, não é uma Ouvidoria que a gente está criando com esse número de WhatsApp, a gente está criando na verdade um canal direto com o usuário para que ele fale se o ônibus está passando no horário, se não está”, frisou revelando que “eu fiquei realmente chocada no feriado quando fui bombardeada com muitas ligações e muitas coisas que vinham acontecendo, as pessoas falando que tinham tido mudanças. Mudança nenhuma foi feita”. “De janeiro até agora foram 2.739 notificações por viagens não realizadas por parte da empresa [Viação Vitória].

Então assim, seria muita ingenuidade nossa dizer que a gente está fazendo isso de uma maneira para beneficiar de qualquer maneira a empresa que não o usuário”, complementa reforçando que todas as intervenções visam beneficiar os passageiros e não as companhias. Na reportagem, Valéria Schettini Freire faz uns ajustes do que falou o prefeito Herzem Gusmão Pereira em relação a liberação da circulação das vans e o processo de licitação do sistema. “Não, o que acontece é assim: o serviço de vans ele não é um serviço que a gente já tenha licitado. A forma que o pessoal opera é uma forma, pensando em termo de regulamentação, clandestina. Nenhum momento a Prefeitura monto itinerário para van, em nenhum momento a Prefeitura negociou nenhum tipo de forma de circulação. A única coisa que a Prefeitura tomou de fato em relação às vans foi a medida de não circular pela [avenida] Lauro de Freitas”, disse Schettini. Ouça a entrevista completa.

 

Fonte: Blog do Anderson

Advertisement