Hoje é o dia Mundial do Judô.

Jpeg

O dia 28 de outubro foi a data instituída pela Federação Internacional de Judô (IJF) para celebrar o Dia Mundial do Judô. Ela não foi selecionada à toa, já que representa o dia do nascimento do fundador do Judô, o Mestre Jigoro Kano. O objetivo de ter uma data específica para comemorar o Judô se deu em função da necessidade de lembrar os mais importantes princípios e ensinamentos do “Caminho Suave” – o maior legado de Jigoro Kano.

Todos os anos há a escolha de um tema específico, que serve como referência para os praticantes de todo o mundo refletirem acerca de suas atitudes e condutas.

O tema de 2017 é “unidade”, um tema bastante instigante, pois sabemos que o mundo atravessa uma profunda crise político-econômica.

Para Jigoro Kano, os três princípios fundamentais do judô são:
a) Jita Kyoei: prosperidade e benefícios mútuos; 
b) Seiryoko-Zenyo: máxima eficácia do corpo e do espírito com mínimo esforço; 
c) Ju Yoku Go O Seisu: princípio da suavidade e controle.

Segundo Jigoro Kano, esses princípios deverão ser sempre mencionados nas aulas e aprendidos pelos alunos durante a prática de judô. Dessa maneira, tais princípios se estenderão à vida diária dos judocas, com aplicações não só para o próprio indivíduo, mas para o benefício da sociedade como um todo.

É em função desses ensinamentos que educadores, psicólogos, médicos e outros profissionais recomendam o judô como uma excelente ferramenta para auxiliar na formação de crianças e adolescentes.

VOCÊ SABIA?

O judô é tão reconhecido que a UNESCO o declarou, em 2011, o melhor esporte usado como formação inicial para crianças e jovens de 4 a 21 anos e uma prática regular em qualquer idade, permitindo uma “educação física integral”.

Para endossar, o COI (Comitê Olímpico Internacional) declarou também o judô como esporte mais completo, pois promove os valores de amizade, participação, respeito e esforço para melhorar.

Nas academias da Bodytech que oferecem programação Kids, crianças a partir de 3 anos já podem iniciar a prática, podendo desde cedo ter contato e experiências com esta rica arte marcial, absorvendo e internalizando seus ensinamentos durante as aulas.

Vale ressaltar ainda que as aulas de judô para crianças até os 13 anos não têm como objetivo a “especialização precoce”, ou seja, formar mini-atletas ou adultos em miniatura. O judô para crianças deve ser transmitido com alegria, ludicidade e diversidade de tarefas, possibilitando maior interação entre os alunos, o aprender a respeitar regras, respeito ao ambiente (dojô) e aos colegas, além de incentivar o espírito de equipe e cooperação.

Assim a criança despertará em si valores e princípios para uma convivência em sociedade mais harmônica e equilibrada, além do prazer em praticar exercícios físicos que certamente a tornará um adulto ativo e com hábitos saudáveis.

Além disso, o judô promove o desenvolvimento de todas as habilidades motoras, como jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar e cair, e das habilidades psicomotoras, como localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, coordenação conjunta e independente de mãos e pés.

Além dos benefícios para o sistema locomotor, há vários benefícios sociais e cognitivos que podem ser adquiridos pelos praticantes de judô: liderança, valores morais, espírito de equipe, lealdade, fair play, autoconfiança, autocontrole, responsabilidade, disciplina, concentração, confiança, poder de decisão e aprendizagem da cultura japonesa.

Traga seu filho para vivenciar uma aula de judô!

Advertisement