Centro de Cultura: reformas devem ser finalizadas em 2018

Contando com um investimento superior a R$ 1 milhão, o Governo do Estado iniciou no dia 7 de novembro uma reforma referente ao Projeto de Segurança, Combate a Incêndio, Pânico e Acessibilidade, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, que indica que após as obras, e mais de 3 anos sem funcionamento, o centro poderá finalmente voltar a receber artistas, parceiros e público, com uma maior segurança e conforto. Além de possibilitar autonomia às pessoas com deficiência em suas dependências, oferecendo acessibilidade a todos.

Também estão previstas pintura, recuperação do piso, reforma da cobertura do forro, além de melhorias na caixa cênica e na implantação de paisagismo, oferecendo uma melhor integração entre o espaço cultural e a paisagem local.

A área contará ainda com novos equipamentos, como: poltronas para a sala principal, mobiliário para o foyer, equipamentos de iluminação e vestimentas cênicas.

Reformas passadas: Em 2014, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima recebeu a primeira etapa de serviços de requalificação, que serviram para adequar o ambiente às normas de acessibilidade. Após essas intervenções houve a possibilidade do Centro realizar atrações apenas em sua área externa, a Concha Acústica, visto que as dependências do teatro não ofereciam suporte adequado para recepção do público, o que fez com que o Centro tivesse de permanecer inativo por mais de 3 anos devido a necessidade de adequação da área.

Para a diretora de espaços culturais Maria Marighella, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima é “um importante ponto de difusão e circulação das expressões artísticas e culturais do território e do país. Nele, há um ambiente fértil para a formação humana, seja através da fruição, vivência e lazer”.

O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura Sandro Magalhães, ressalta todo o esforço empregado para a concretização desse projeto. “É com orgulho que muito em breve devolveremos esse importante equipamento cultural para o público e a comunidade artística do Sudoeste Baiano. Trabalhamos bastante para oferecer um espaço que seja local das expressões artísticas e culturais desse território”.

A reabertura do teatro está prevista para acontecer no primeiro quadrimestre de 2018, sendo este espaço um ambiente adequado para promover encontros que aproximam a sociedade da arte, proporcionando à comunidade um diálogo e vivências culturais que reforçam a diversidade artística local, que muitas vezes permanece desassistida pela cidade, que ainda hoje, não oferece uma diversidade de espaços adequados em prol da promoção da voz da cultura na cidade.

 

Fonte: Blog do Caique Santos

Advertisement