Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

O mês de novembro é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam a população masculina.  A comunidade é chamada para um diálogo franco e aberto a respeito da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no mundo.Segundo o professor Rodolfo Borges dos Reis, da Divisão de Urologia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata serão diagnosticados só no ano de 2017 no Brasil e 17 mil homens devem morrer em consequência da doença.

O Novembro Azul é um movimento de conscientização sobre o câncer de próstata e tem como símbolo o famoso bigode. Esse movimento começou em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

“Temos mais câncer de próstata do que câncer de mama”, afirma. O professor  diz que o homem é quatro vezes mais suscetível ao câncer de próstata se houver casos na família.

Por fim, o professor diz que “já foram usadas algumas drogas e que, apesar delas reduzirem os riscos de câncer de próstata em 25%, os tumores, quando aparecem, são mais agressivos, então não existe nenhuma quimioterapia preventiva através de drogas e nem vitaminas que possa evitar a doença. A melhor prevenção é um estilo de vida saudável”, conclui.

Por Júlia Gracioli

 

Fonte: Jornal da USP

Advertisement