CONJUNTO PENAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROMOVE FEIRA DE SAÚDE ENCERRANDO A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL.

Este mês é lembrado como um período de alerta à prevenção ao câncer de próstata.
A campanha Novembro Azul está acontecendo em todo o mundo. É um período de alerta ao câncer de próstata e uma forma de mostrar aos homens, acima de 40 anos, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A equipe de saúde do Conjunto Penal de Vitoria da Conquista, com o apoio do Centro de Apoio e Atenção à Vida/CAAV, realizou nesta quinta, dia 30, a II Feira de Saúde do CPVC, no espaço terapêutico do posto de saúde penitenciário.
Durante toda tarde, foram realizados procedimentos como aplicação de flúor e orientações sobre cuidados com a higiene oral; aferição de pressão arterial, testes rápidos para HIV e Sífilis, Vacinação contra Hepatite B, febre amarela, difteria e tétano.
A Coordenadora de Saúde da SEAP no Conjunto Penal, enfermeira Mércia Mendonça proporcionou a presença de um médico urologista, que palestrou sobre o Câncer de próstata
Com o viés multidisciplinar a feira também abrangeu os setores de serviço social e psicologia através do balcão social para atualização de documentação e orientações sobre alguns problemas psicossociais que acometem o reeducando.
Para o diretor do CPVC, Cap. PM Gilberto Silva, “Esta ação é fundamental para chamar atenção para a doença e quebrar preconceitos, além de proporcionar aos internos um momento diferenciado de convívio”. Diz.
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem suas chances de cura aumentadas. Por isso é importante desconstruir preconceitos e conscientizar sobre a importância da realização dos exames preventivos.
Ao final foram distribuídos kits de saúde contendo preservativo, pasta de dente, escova e um folder informativo sobre o novembro azul.
O conjunto Penal de Vitoria da Conquista é administrado em regime de cogestão pela empresa Socializa, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (SEAP).
Advertisement