Prefeitura revitaliza área do Cristo de Mário Cravo e traz de volta a iluminação natalina

Iluminação do Cristo pode ser vista a mais de 30 quilômetros; são mais de 500 lâmpadas instaladas

Em vários pontos da cidade, e até mesmo em algumas localidades da zona rural, conquistenses já podem admirar a iluminação natalina instalada no Cristo de Mário Cravo – um dos principais cartões postais de Vitória da Conquista. O monumento, que não recebia luzes de Natal desde a década de 1990, finalmente voltou a brilhar em nossa terra.

“Executamos o serviço em 15 dias, do projeto à entrega. E o melhor: na década de 1990, a iluminação natalina do Cristo usava lâmpadas incandescentes de 400 watts cada. Este ano, instalamos lâmpadas de LED de cinco watts”, comemorou o coordenador municipal de Iluminação Pública, José Marcos da Silva. “A luminosidade é incrivelmente maior”.

Para a iluminação, 12 fios foram puxados da ponta da cruz até o chão, em uma média de 36 metros cada um, contendo mais de 500 lâmpadas no total.

Área do Cristo será totalmente revitalizada para estimular o turismo (Foto: Arquivo)

Revitalização da área – “E a decoração natalina é só o começo. O Governo Municipal pretende transformar o espaço em um local de visitação, estimulando o turismo e a cultura local. A revitalização da área já teve início”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso.

“A revitalização dessa área é muito importante, pois o Cristo de Mário Cravo é um monumento dos mais belos da Bahia, quiçá do Brasil. Aqui, a administração quer fazer um local de visitação tanto para curtir a obra como também a vista bonita de nossa cidade. As reformas estão indo bem e temos a expectativa de até o dia 20 entregar por completo mais esta grande obra”, afirmou o diretor-presidente da Emurc, Marcelo Guerra.

Pinturas e reparos serão feitos nos quiosques e nos módulos de meio ambiente e segurança. Um projeto de paisagismo será executado sob a orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O monumento receberá iluminação cênica com luminárias LED de última geração e pontos de lâmpadas serão instalados em todo o espaço. Uma usina de energia solar também deve ser implantada no local. Todos estes serviços são coordenados pelas secretarias de Infraestrutura Urbana e Serviços Públicos.

Nesta quinta, 7, inclusive, secretários e coordenadores das quatro secretarias municipais envolvidas e representantes e técnicos da Emurc visitaram o local para acompanhar o progresso dos serviços.

Quatro secretarias municipais e a Emurc estão envolvidas no trabalho de revitalização da área em que está instalado o Cristo

Restauração do monumento – Além da revitalização do local, o Governo Municipal quer restaurar o Cristo de Mário Cravo – a escultura é o maior Cristo crucificado do mundo, com 30 metros de altura. Por isso, o Ministério do Turismo já avalia um projeto que prevê a restauração, limpeza e pintura de todo monumento. “A Prefeitura quer devolver para população um importante símbolo religioso da história da cidade em excelentes condições para visitação e contemplação”, comentou o secretário Cláudio Cardoso.

Ainda de acordo com o secretário, o local passa a contar com um contingente de guardas patrimoniais. Além disso, a Prefeitura está buscando uma parceria com a Polícia Militar para instalar um posto policial nas proximidades, tornando a visita ao Cristo ainda mais segura e confortável.

Advertisement