População aproveita queima de estoque e movimenta comércio

O ano de 2018 começou com bons descontos para quem aproveitou a queima de estoque realizada ontem pela capital baiana. A já conhecida liquidação de “bota fora”, que acontece tradicionalmente no dia 2 de janeiro, proporcionou descontos de até 80% nos shoppings centers e no comércio de rua. A ação é uma estratégia para movimentar o mercado durante o mês de janeiro, considerado o mais fraco do ano.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Mota, os lojistas fizeram um grande esforço para conceder grandes promoções aos consumidores e impulsionar o comércio.

“Essa já é uma tradição para manter as vendas ativas no mês de janeiro. Quando começamos a fazer essas liquidações mais agressivas, principalmente pelas redes de eletrodomésticos. Com isso, ressurgiu uma oportunidade de melhorar as vendas nesse mês. Há um grande desempenho dos lojistas para grandes descontos, e os consumidores já criam a expectativa”, explicou.

Melhor Natal dos últimos três anos

Ainda é cedo para ter uma estimativa de vendas durante a queima de estoque, mas o coordenador regional da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), Edson Piaggio, comemorou o aumento das vendas em dezembro, pontuando fatores que contribuíram para o resultado, como a redução nos preços de alimento, liberação do FGTS e 13º salário.

“O varejo sentiu a melhora nas vendas. O Natal foi o melhor dos últimos três anos. As pessoas quitaram suas dívidas e sobrou espaço para ir às comprar. Havia muito tempo que algumas pessoas não iam às compras. Em janeiro, o comércio já começa fazendo a liquidação para reduzir estoques que ficaram, para capitalização, formação de caixas. Isso tá tendo o efeito que se esperava”, afirmou.

No mês de dezembro, a Abrasce registrou aumento de 10% no fluxo de pessoas pelos shoppings em Salvador. “O que não representa vendas na mesma proporção. O aumento nas vendas foi em torno de 7%. O que também é bom. Os shoppings desenvolveram estratégias para atrair consumidores com uma decoração diferente, que interage com a criança e o adulto. Tudo isso conduz as pessoas a passarem mais tempo nos shopping, o que leva exatamente a comprar mais”, avaliou Edson Piaggio.

 

Fonte: Resenha Geral

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