Prefeitura busca em Brasília recursos para macrodrenagem em Conquista

A cidade de Vitória da Conquista sofre com as enxurradas durante os períodos de chuva. O crescimento desordenado, reforçado pelas invasões na Sera do Periperi permitiram a impermeabilização do solo -, e toda água que cai na serra desce com força e volume que aumenta a cada dia.

A parte baixa da cidade sofre, além de toda a extensão onde corre as águas de chuva, que invadem casas, lojas comerciais e até arrastam veículos.

Estado de Emergência

O Estado de Emergência decretado pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB) visa buscar recursos do Governo Federal para a macrodrenagem tão necessária para a vida da cidade, e a recuperação da pavimentação asfáltica de quase toda cidade. São mais de 70 mil buracos.

As águas precisam de drenagem em vários pontos da cidade – a exemplo da Av. Pres. Dutra (Rio-Bahia), todo o centro da cidade, em suas principais ruas e avenidas, terminal da Lauro de Freitas, e na Ascendino Melo até a Praça Vitor Brito.

Na Lagoa das Bateias a erosão no canal de drenagem já ameaça as pistas asfaltadas de acesso ao Parque Candeias. Na zona leste a situação não é diferente com o canal que atravessa a pista do Santa Cecília e passa pela 10 de Novembro, e continua subterrâneo pela Rua Augusto Seixas, Rua Genésio Proto até o leito do Rio Verruga.

 

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement