Jornal inglês diz que Rússia planejava repetir esquema de doping na Copa 2018

Pessoas ligadas a médico afirmam que seleção russa estaria incluída em esquema de doping para a Copa de 2018 (Foto: Reuters)

Jogadores de futebol russos estariam no esquema de doping do país, que estaria planejando repetir na Copa do Mundo de 2018 a operação realizada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. A revelação foi feita ao jornal inglês “Mail on Sunday” por pessoas próximas a Grigory Rodchenkov, médico que denunciou o escândalo de doping da Rússia e hoje faz parte do programa de proteção a testemunhas nos Estados Unidos.

– O que eu sei de Grigory é que a ordem de Mutko foi “o futebol precisa estar limpo”. O que isso queria dizer é que nunca deveria haver testes positivos no futebol, mesmo que todos os jogadores estivessem no programa de doping patrocinado pelo Estado – disse Bryan Fogel, diretor do documentário Icarus, que detalhou a ida de Rodchenkov para os Estados Unidos e revelou a extensão do esquema de doping.

Pessoas ligadas a médico afirmam que seleção russa estaria incluída em esquema de doping para a Copa de 2018 (Foto: Reuters)

Rodchenkov revelou para a Agência Mundial Antidoping (Wada) que agentes do governo russo ajudaram a fraudar exames antidoping nas Olimpíadas de Inverno de Sochi trocando as amostras por urina limpa através de um buraco na parede do laboratório. O planejamento seria repetir o esquema na Copa, em programa que estaria sendo orquestrado pelo vice-primeiro-ministro Vitaly Mutko, que era responsável pelo Comitê Organizador da Copa até dezembro até se afastar do cargo pouco depois de ser banido dos Jogos Olímpicos pelo COI.

De acordo com Fogel, o depoimento de Rodchenkov sobre o esquema de doping no futebol será tão incriminador quanto aconteceu com o atletismo russo, banido das Olimpíadas de 2016, e com os esportes de inverno do país, banidos das Olimpíadas de Inverno de 2018.

Fonte: Globo Esporte

Advertisement