Reportagem flagra novo furto de celular e mostra como os criminosos desbloqueiam os aparelhos

 Depois de reportagem exibida no Fantástico no domingo (21) mostrar um furto de celular no Centro de Porto Alegre, no qual foi possível identificar e rastrear os assaltantes, a equipe da RBS TVrealizou mais um flagrante, na Rua Voluntários da Pátria, na capital gaúcha. Dois homens furtam o aparelho da mochila do repórter Giovani Grizotti, sem saber que seriam monitorados por meio de um aplicativo instalado no aparelho.

A ação aconteceu em um local marcado pelo comércio ilegal de celulares, no qual eles são comercializados sem nota fiscal. Ao avistarem o celular, os criminosos se aproximam do repórter disfarçados. A movimentação foi flagrada pelo repórter cinematográfico Dalmir Pinto, do alto de um prédio.

O que eles não sabiam é que estavam sendo monitorados por um aplicativo espião, que monitora todo o percurso desde o furto, além de registrar imagens da câmera, o que permite ver e identificar as pessoas que pegaram o aparelho. O especialista em informática Ronaldo Prass explica como funciona.

“Eu vou ter a posição do GPS, vou poder fazer uma captura de tela do aparelho, uma fotografia de quem estiver utilizando o aparelho, então ele está sendo completamente monitorado”, conta.

Reportagem flagra furto de celular no Centro de Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)

O mapa registrado pelo celular mostra que a dupla circulou pelas ruas próximas a Voluntários. Depois, o celular foi levado até uma galeria, também no Centro. Trata-se de uma oficina eletrônica que oferece o serviço de desbloqueio de celulares cadastrados como roubados ou extraviados. Lá, é possível fazer a troca do número único de cada celular, uma espécie de “chassi”, chamada Imei.

O repórter vai até o local e conversa com um dos atendentes.

Grizotti: Daí tu cria outro IMEI, no caso?
Atendente: É um Imei novo.
Grizotti: Não tem perigo de voltar, de bloquear?
Atendente: Não.

O aplicativo mostra uma foto tirada no smartphone furtado, que indica que o aparelho ainda está no Centro de Porto Alegre. Na imagem, é possível ver pessoas caminhando no entorno. Em seguida, o programa grava um áudio, no qual alguém pergunta se o telefone é desbloqueado. A resposta é sim.

No dia seguinte, o aplicativo aponta um novo endereço. O telefone aparece no bairro São Geraldo, na Zona Norte da capital gaúcha. Nesse local, a câmera do celular flagra imagens do comprador manuseando o smartphone e instalando aplicativos.

A reportagem vai até o endereço e conversa com o comprador do celular. É um paraibano que trabalha em Porto Alegre instalando ar-condicionado.

Grizotti: A gente estava fazendo uma reportagem, e gravou o celular sendo roubado da minha mochila.
Comprador: Vixe Maria.
Grizotti: Tu lembra onde é que tu trocou ele, onde é que tu comprou ele?
Comprador: Foi lá no Centro. Eu apanhei lá na rua com um menino lá. O melhor que eu vou fazer: vou formatar aqui e entregar a você.
Grizotti: Vai devolver pra gente?
Comprador: Vou.
Grizotti: Como que reage ao saber que comprou um celular roubado?
Comprador: Tô até me tremendo, pelo amor de Deus.

Na reportagem exibida no domingo pelo Fantástico, um homem e uma mulher furtam o celular da mochila da equipe da RBS TV. Graças ao aplicativo espião, foi possível identificar quem são e o local onde o aparelho foi parar.

Uma das envolvidas no crime, Nara Jaqueline Rodrigues era funcionária terceirizada no prédio sede do governo gaúcho e foi afastada. O outro é Paulo Vilnei Abadie, gari da Prefeitura de Porto Alegre. Ele vai responder a uma sindicância, mas por enquanto não deve ser afastado.

Advertisement