Moradores de comunidade sem energia, vivem à luz de velas em Conquista

A Situação ocorre no Pau Alto no Distrito de Inhobim, na zona rural de Vitória da Conquista. Aproximadamente 20 famílias vivem sem energia elétrica, algumas delas usam baterias para ligar aparelhos domésticos.

Sem fornecimento de energia elétrica, moradores da comunidade do Pau Alto no distrito de Inhobim, na zona rural da cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, vivem à luz de velas desde que se mudaram para a localidade. Algumas famílias relatam que estão nesta situação há 20 anos.

Alguns moradores produz queijo para ajudar na renda da família e diz que precisa vender todo o produto o mais rápido possível, para evitar que ele estrague, já que não pode usar uma geladeira para a conservação.

A televisão da dona de casa funciona à base de energia fornecida por uma bateria de veículos. Como o aparelho descarrega após o consumo, o uso da televisão é limitado para economizar gastos.

“Já vieram vários políticos aqui prometendo energia e nunca chegou”, disse moradores.

Por não ter energia elétrica em casa, aparelhos eletrônicos, como o liquidificador e o aparelho de som, viraram praticamente peças de decoração. Moradores também não possuí geladeira para conservar os alimentos. A água que a família bebe é natural e ela precisa fazer a quantidade exata de comida para não desperdiçar. Quando sobra comida, ela dá para os vizinhos, relata uma moradora.

 

Advertisement