Vídeo mostra caça russo ‘cortando’ jato americano no Mar Negro

WASHINGTON – Autoridades americanas mostraram imagens de um caça russo voando perigosamente perto de um avião de reconhecimento da Marinha dos EUA nesta segunda-feira. Os militares americanos denunciaram o gesto como “inseguro”. O incidente ocorreu enquanto o avião-espião americano EP-3 Aries estava em missão no espaço aéreo internacional.

A aeronave foi interceptada por um Su-27 russo, que se alinhou com a aeronave americana durante cerca de duas horas e quarenta minutos, informou a Marinha dos EUA em um comunicado.

“Esta interação foi determinada como perigosa, pois o Su-27 se aproximou a cinco pés (1,5 metro) e cruzou diretamente com a trajetória de voo do EP-3”, indicou o texto.

“O exército russo está em seu direito de operar no espaço aéreo internacional, mas deve se comportar no marco das normas internacionais para garantir a segurança e evitar incidentes”, destaca a declaração.

As forças da Rússia e da Otan operam habitualmente no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro e esta atividade tem se intensificado após a anexação da Crimeia por Moscou em 2014.

 

 

Fonte: O Globo

Advertisement