Laboratório Central amplia atendimento para 30 municípios

No último ano, o Laboratório Central Municipal (Lacem) aumentou exponencialmente o seu alcance de atendimento. Desde 2014, o Laboratório é pactuado para atender 18 municípios da região sudoeste da Bahia. Mas, na prática, apenas três municípios enviavam exames laboratoriais para análise na instituição. Agora, exames dos 18 municípios pactuados são enviados para análise aqui, em Vitória da Conquista.

Além disso, o Lacem expandiu a sua oferta de serviços para outra região, que compreende a cidade de Itapetinga e mais 11 municípios. Agora, são 31 Prefeituras Municipais que integram a rede conveniada ao serviço. Com esse crescimento, o Laboratório tem atendido aproximadamente 600 pessoas todos os dias. Os números impressionam: por mês, são mais de 90 mil exames. Há meses, inclusive, que esse número chega a 100 mil.

“O Laboratório Central se responsabiliza por todo o apoio e suporte técnico operacional no processo de logística, envio de material e realização de exames laboratoriais para esses municípios. Também há capacitações, eventos e treinamentos aos profissionais para fortalecer e padronizar os procedimentos da rede”, explica o coordenador do órgão, Mauro Teles.

O Lacem disponibiliza mais de 130 tipos de exames à população, de básicos a complexos. São procedimentos nas áreas de hematologia, bioquímica, biologia molecular, imunologia, hormônios, marcadores tumoriais, bacteriologia, parasitologia e urinálise.

O Laboratório Central, regido pela Fundação Pública de Saúde, apresenta gestão compartilhada. Assim, se responsabiliza por todos os exames da atenção básica de Vitória da Conquista, bem como pelos exames de saúde pública de todos os municípios da região de saúde de Conquista e da região de saúde de Itapetinga.

 

 

Fonte: ASCOM

Advertisement