Prefeitura Móvel chega a Bate-Pé com serviços e Gabinete Itinerante

Este é o segundo distrito a receber uma edição do projeto

A quinta edição do Prefeitura Móvel, que acontece neste sábado (24), no distrito de Bate-Pé, será a segunda a beneficiar a zona rural de Vitória da Conquista. Além das três ocorridas na zona urbana em 2017, uma foi realizada em José Gonçalves, em outubro passado.

O fato de a primeira edição rural ter sido em José Gonçalves, e da segunda acontecer em Bate-Pé, “não é por acaso”, como diz o secretário municipal de Agricultura, Paulo César Oliveira.

“O prefeito tem como programa de governo implantar subprefeituras. A decisão é de implantar três subprefeituras no município, sendo que a primeira será em José Gonçalves, e a segunda, em Bate-Pé. Então, as coisas se explicam e se encaminham para uma lógica”, explica Oliveira.

E, como se trata de levar a estrutura da Administração Municipal para atender in loco à população rural, é lógico também que tenha a presença dos serviços oferecidos através da Secretaria Municipal de Agricultura, cuja atribuição, em caráter permanente, é atender a esse público.

Documentos e orientações – Na Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, serão entregues 466 títulos do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). Além disso, outros 60 agricultores serão cadastrados durante a programação do Prefeitura Móvel para receber os títulos posteriormente. O Cefir é um documento fornecido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e é necessário para que o agricultor tenha acesso a uma série de programas voltados à agricultura familiar.

A equipe fará orientações técnicas sobre o programa Garantia Safra, a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – neste caso, agricultores familiares serão orientados sobre como repassarem seus produtos à Administração Pública.

Hortas nas Escolas – Entre as iniciativas municipais, será reativado o projeto Horta nas Escolas, por meio de parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação. A finalidade é construir hortas em escolas municipais da zona rural e utilizá-las com dupla finalidade: suplementar o cardápio da merenda escolar e, ao mesmo tempo, desenvolver ações educativas que envolvam os estudantes.

Quatro hortas (uma delas na própria Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa) estão em fase de conclusão e já podem receber o plantio. A expectativa é que o cultivo envolva hortaliças como salsa, coentro, cebolinha, alface, cenoura, couve e beterraba.

Umbu e palma – Serão entregues 160 mudas de umbu gigantes, todas cultivadas na Fazenda Experimental mantida pela Prefeitura em Pedra Mole, próximo a Bate-Pé. O umbu também será tema de uma palestra que deverá tratar de recomendações técnicas para o plantio. A programação prevê ainda outra palestra sobre o cultivo intensivo da palma.

A comunidade de Bate-Pé terá ainda, em casa, a presença do Governo Municipal por meio do Gabinete Itinerante e de vários outros serviços ligados às áreas de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação.

 

Advertisement