Chineses criam tecnologia capaz de clonar sua voz de modo instantâneo

Sabe aquela história de colocar palavras na boca dos outros? A empresa chinesa Baidu foi além e desenvolveu uma tecnologia capaz de clonar a voz de qualquer humano— para isso, é necessário um “banco de dados” com o registro de apenas um minuto de voz natural. 

Esse tipo de ferramenta já foi estudada por companhias norte-americanas e canadenses, mas é a primeira vez que os pesquisadores conseguem reproduzir todos os padrões da voz humana de modo quase instantâneo. Ao recriar a voz de maneira digital, a tecnologia é capaz de “ler” qualquer tipo de texto inserido.

Apesar de ainda não soar de maneira completamente natural, os especialistas que tiveram a oportunidade de ouvir a voz digital afirmam que ela está cada vez mais parecida com o som emitido por humanos.

 

Em 2016, a empresa norte-americana Adobe desenvolveu o VoCo, que também recriava a voz humana — o banco de dados necessário para o serviço, no entanto, necessitava de 20 minutos de fala.

Em entrevista concedida à GALILEU em 2016, o engenheiro Marcelo Lau diz que essa não é uma discussão nova: empresas de tecnologia trabalham em projetos semelhantes ao da Adobe há pelo menos dez anos. De acordo com o especialista, a captação de áudios de aplicativos como Instagram, Snapchat e WhatsApp já seria o suficiente para editar e criar novos discursos.

“O maior risco é tornar essa tecnologia acessível aos usuários domésticos”, afirma Lau. “Isso colocaria em xeque qualquer conteúdo vocalizado.” Telefonemas grampeados em escutas telefônicas de operações policiais, por exemplo, correriam o risco de sofrer adulterações.

Por outro lado, as companhias afirmam que esse recurso aparentemente bizarro pode ser utilizado para fins nobres: pessoas que perderam a habilidade da fala, por exmplo, poderiam recriar sua voz a partir desse tipo de recurso.

 

Fonte: Revista Galileu / Globo

Advertisement