Mulheres têm espaço garantido na gestão da Prefeitura de Vitória da Conquista

Elas estão à frente de sete secretarias municipais. Março é um mês dedicado a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e tempo também de homenagear aquelas que fazem a diferença na gestão da Prefeitura de Vitória da Conquista. Elas ocupam mais de 40% dos cargos do chamado “primeiro escalão”, respondendo por importantes pastas, como Educação; Saúde; Administração; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Comunicação; e Meio Ambiente.

Vice-prefeita da cidade, Irma Lemos, acumula também o cargo de secretária de Desenvolvimento Social. Esta foi a primeira vez que Irma, que possui larga experiência política, tendo sido vereadora por três mandatos, assumiu um cargo de gestão dentro da Administração Municipal.

“Em 1962, quando vim da zona rural para a sede, meu pai queria que eu e minhas irmãs fôssemos professoras. Eu preferi virar comerciante, trabalhei com um barraca na feira e depois no comércio. Em 2000, comecei na vida política, como vereadora e, em 2017, tomei posse com vice-prefeita e aceitei também o desafio de comandar o Desenvolvimento Social”, contou.

Na Secretaria, Irma e sua equipe têm como compromisso diário a proteção social daqueles que mais precisam do poder público para alcançarem a dignidade social. “Sinto-me honrada em poder servir a nossa cidade e parabenizo ao nosso prefeito por escolher mulheres fortes para, ao seu lado, fazerem uma boa gestão”, afirmou.

E diante de uma data tão especial, Irma destaca a importância da mulher ocupar papeis de destaque na sociedade, a exemplo da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. “Elas são exemplos de que nós mulheres estamos no caminho certo, de que podemos alcançar nossos objetivos, basta a gente querer, mesmo com as diferenças de oportunidades para homens e mulheres”, enfatizou.

A vice-prefeita também se inspira em mulheres que fizeram e fazem a história de Vitória da Conquista. “Nossa história tem muita luta de mulheres guerreiras, como Laudicéia Gusmão, Fulô do Panela e de outras que ainda permanecem fazendo a nossa história, como Heleusa Câmara. Todas mulheres fortes que me inspiram no meu trabalho”, destacou.

Para Irma, a mulher no ambiente de trabalho carrega larga vantagem sobre os homens. “Todos os dias a mulher tem um desafio para enfrentar em sua vida. Ela é empresária, secretária, mãe, dona de casa, esposa, administradora – porque cuidar de uma casa para que tudo funcione bem também é administrar. E acumular todas essas funções é uma capacidade da mulher”, ressaltou a vice-prefeita, desejando que todas se mantenham firmes em seus propósitos e alcancem cada dia mais sucesso.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement