Shows pagos com dinheiro público devem ser “abertos” por artistas locais, propõe vereador

O músico profissional e vereador Danillo Kiribamba, do PCdoB, apresentou nesta segunda-feira (2) à Câmara de Vereadores um polêmico projeto de lei, que promete ser objeto de muito debate entre os pares: “tornar obrigatória a contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais locais para a abertura dos shows e apresentações musicais de qualquer gênero, financiados por recursos públicos”.

Segundo a proposta, serão considerados artistas locais aqueles que residem em Vitória da Conquista. A forma de seleção dos cantores ou bandas será definida a “critério do diretor artístico do show ou apresentação musical e, na falta desse, do responsável pela produção do evento”. Ainda segundo a matéria, caberá ao Conselho de Cultura a tarefa de fiscalização do dispositivo, cujo descumprimento implicaria na devolução integral dos recursos recebidos.

“A iniciativa que ora propomos tem o intuito de oferecer mecanismo que garanta espaço para o artista regional, que tanta dificuldade encontra para expor o seu trabalho. Os músicos, compositores e intérpretes ainda não consagrados, especialmente os que vivem longe dos grandes centros urbanos, encontram pouco ou nenhum espaço na mídia cuja programação se apoia em interesses mais comerciais que artísticos ou culturais e, por consequência, têm visibilidade restrita”, afirma.

Segundo Kiribamba, a música local tende a não estimular os grandes investimentos das empresas que participam dos atuais mecanismos de financiamento, como a Lei Rouanet. “Os grandes patrocinadores da cultura preferem associar seus produtos a artistas que tenham alcance nacional e reconhecimento público”, argumentou. “Nossa proposta busca corrigir essa distorção e ampliar o valor social do financiamento público da cultura, criando, para aqueles que dele se beneficiam, a contrapartida da contratação obrigatória dos que se encontram apartados da mesma oportunidade”.

 

Fonte: Siga News

Advertisement